JOGO COOPERATIVO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16204 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 957 "inscrito_id" => 6421 "titulo" => "JOGO COOPERATIVO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA" "resumo" => "Aprender matemática parece não ser uma tarefa fácil, entretanto, é importante ao professor buscar, em sua prática pedagógica, maneiras de inovar o ensino e de apresentar para o estudante a importância dessa área do conhecimento no dia-a-dia. Para tanto, a mediação do professor é fundamental para que os alunos não aprendam de forma mecânica, mas sim uma reflexão sobre o que está aprendendo. Para tanto, é preciso que o professor encontre estratégias que valorizem o processo de ensino e aprendizagem de matemática, despertando o interesse, curiosidade e prazer dos alunos em aprender. Esse estudo foi realizado no período de janeiro a outubro de 2014 e esteve embasada numa abordagem qualitativa em educação de inspiração etnográfica. O campo de pesquisa foi a Unidade Escolar SESI Petrolina e teve a participação de 30 estudantes do 2º ano Ensino Médio. Esse trabalho objetivou verificar se jogos cooperativos podem ser utilizados como estratégia pedagógica no processo de ensino e aprendizagem de matemática numa perspectiva de inovação pedagógica. Os instrumentos utilizados na coleta dos dados foram: observação participante, análise de documentos e realização de entrevistas abertas. Para o registro das observações e informações coletadas no contexto da pesquisa foi utilizado o Diário de Campo. Após a coleta dos dados foram selecionados os temas mais constantes no Diário de Campo, bem como os temas mais citados pelos alunos durante a realização da Entrevista Aberta. Em seguida, mediante a descrição dessas temáticas, foram construídas as Categorias de Análise as quais possibilitaram identificar as seguintes Unidades de Significado que por subsidiaram a análise e interpretação dos dados coletados: 1) A importância da realização de jogos cooperativos em sala de aula; 2) Um jeito diferente de aprender; e, 3) Aprendizagem e interação com os colegas. Com a realização desse estudo percebemos que a professora de matemática realiza experiências exitosas, concernentes a prática pedagógica de ensino de matemática e, tais experiências, tem apresentado um processo de aprendizagem que demonstra ser apreendida pelos estudantes de forma significativa, prazerosa e motivadora. Em resultado disso, o trabalho da professora tem possibilitado que os estudantes ampliem seus conhecimentos sobre os conteúdos discutidos em sala a partir da realização dos jogos cooperativos, além de valorizar e elevar atividades em equipe. Ao inserir, na disciplina de matemática, a realização de jogos cooperativos visando elevar o processo de aprendizagem dos conteúdos matemáticos de forma ativa, autônoma e participativa, a professora demonstra valorizar uma prática pedagógica que busca estratégias que a permita afastar-se e distanciar-se do modelo de ensino tradicional tão marcante nos contextos educacionais. Por fim, o trabalho pedagógico realizado pela referida professora pode ser concebido a um nível micro – no contexto das aulas da disciplina de matemática – como sendo um trabalho que busca inspiração na perspectiva de inovação pedagógica. Por fim, esse estudo também demonstrou que é possível encontrar professores que buscam realizar um trabalho embasado na perspectiva de inovação pedagógica, bem como é possível ao professor percorrer “contra-mão” e obter êxito a partir de mudanças e transformações na prática pedagógica." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "JOGO COOPERATIVO, ENSINO DE MATEMÁTICA, INOVAÇÃO PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA8_ID6421_20082015142544.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBERTINA MARÍLIA ALVES GUEDES" "autor_nome_curto" => "MARÍLIA GUEDES" "autor_email" => "albertina.guedes@ifsertao" "autor_ies" => "IF SERTÂO PE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16204 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 957 "inscrito_id" => 6421 "titulo" => "JOGO COOPERATIVO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA" "resumo" => "Aprender matemática parece não ser uma tarefa fácil, entretanto, é importante ao professor buscar, em sua prática pedagógica, maneiras de inovar o ensino e de apresentar para o estudante a importância dessa área do conhecimento no dia-a-dia. Para tanto, a mediação do professor é fundamental para que os alunos não aprendam de forma mecânica, mas sim uma reflexão sobre o que está aprendendo. Para tanto, é preciso que o professor encontre estratégias que valorizem o processo de ensino e aprendizagem de matemática, despertando o interesse, curiosidade e prazer dos alunos em aprender. Esse estudo foi realizado no período de janeiro a outubro de 2014 e esteve embasada numa abordagem qualitativa em educação de inspiração etnográfica. O campo de pesquisa foi a Unidade Escolar SESI Petrolina e teve a participação de 30 estudantes do 2º ano Ensino Médio. Esse trabalho objetivou verificar se jogos cooperativos podem ser utilizados como estratégia pedagógica no processo de ensino e aprendizagem de matemática numa perspectiva de inovação pedagógica. Os instrumentos utilizados na coleta dos dados foram: observação participante, análise de documentos e realização de entrevistas abertas. Para o registro das observações e informações coletadas no contexto da pesquisa foi utilizado o Diário de Campo. Após a coleta dos dados foram selecionados os temas mais constantes no Diário de Campo, bem como os temas mais citados pelos alunos durante a realização da Entrevista Aberta. Em seguida, mediante a descrição dessas temáticas, foram construídas as Categorias de Análise as quais possibilitaram identificar as seguintes Unidades de Significado que por subsidiaram a análise e interpretação dos dados coletados: 1) A importância da realização de jogos cooperativos em sala de aula; 2) Um jeito diferente de aprender; e, 3) Aprendizagem e interação com os colegas. Com a realização desse estudo percebemos que a professora de matemática realiza experiências exitosas, concernentes a prática pedagógica de ensino de matemática e, tais experiências, tem apresentado um processo de aprendizagem que demonstra ser apreendida pelos estudantes de forma significativa, prazerosa e motivadora. Em resultado disso, o trabalho da professora tem possibilitado que os estudantes ampliem seus conhecimentos sobre os conteúdos discutidos em sala a partir da realização dos jogos cooperativos, além de valorizar e elevar atividades em equipe. Ao inserir, na disciplina de matemática, a realização de jogos cooperativos visando elevar o processo de aprendizagem dos conteúdos matemáticos de forma ativa, autônoma e participativa, a professora demonstra valorizar uma prática pedagógica que busca estratégias que a permita afastar-se e distanciar-se do modelo de ensino tradicional tão marcante nos contextos educacionais. Por fim, o trabalho pedagógico realizado pela referida professora pode ser concebido a um nível micro – no contexto das aulas da disciplina de matemática – como sendo um trabalho que busca inspiração na perspectiva de inovação pedagógica. Por fim, esse estudo também demonstrou que é possível encontrar professores que buscam realizar um trabalho embasado na perspectiva de inovação pedagógica, bem como é possível ao professor percorrer “contra-mão” e obter êxito a partir de mudanças e transformações na prática pedagógica." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "JOGO COOPERATIVO, ENSINO DE MATEMÁTICA, INOVAÇÃO PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA8_ID6421_20082015142544.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBERTINA MARÍLIA ALVES GUEDES" "autor_nome_curto" => "MARÍLIA GUEDES" "autor_email" => "albertina.guedes@ifsertao" "autor_ies" => "IF SERTÂO PE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }