Aprender matemática parece não ser uma tarefa fácil, entretanto, é importante ao professor buscar, em sua prática pedagógica, maneiras de inovar o ensino e de apresentar para o estudante a importância dessa área do conhecimento no dia-a-dia. Para tanto, a mediação do professor é fundamental para que os alunos não aprendam de forma mecânica, mas sim uma reflexão sobre o que está aprendendo. Para tanto, é preciso que o professor encontre estratégias que valorizem o processo de ensino e aprendizagem de matemática, despertando o interesse, curiosidade e prazer dos alunos em aprender. Esse estudo foi realizado no período de janeiro a outubro de 2014 e esteve embasada numa abordagem qualitativa em educação de inspiração etnográfica. O campo de pesquisa foi a Unidade Escolar SESI Petrolina e teve a participação de 30 estudantes do 2º ano Ensino Médio. Esse trabalho objetivou verificar se jogos cooperativos podem ser utilizados como estratégia pedagógica no processo de ensino e aprendizagem de matemática numa perspectiva de inovação pedagógica. Os instrumentos utilizados na coleta dos dados foram: observação participante, análise de documentos e realização de entrevistas abertas. Para o registro das observações e informações coletadas no contexto da pesquisa foi utilizado o Diário de Campo. Após a coleta dos dados foram selecionados os temas mais constantes no Diário de Campo, bem como os temas mais citados pelos alunos durante a realização da Entrevista Aberta. Em seguida, mediante a descrição dessas temáticas, foram construídas as Categorias de Análise as quais possibilitaram identificar as seguintes Unidades de Significado que por subsidiaram a análise e interpretação dos dados coletados: 1) A importância da realização de jogos cooperativos em sala de aula; 2) Um jeito diferente de aprender; e, 3) Aprendizagem e interação com os colegas. Com a realização desse estudo percebemos que a professora de matemática realiza experiências exitosas, concernentes a prática pedagógica de ensino de matemática e, tais experiências, tem apresentado um processo de aprendizagem que demonstra ser apreendida pelos estudantes de forma significativa, prazerosa e motivadora. Em resultado disso, o trabalho da professora tem possibilitado que os estudantes ampliem seus conhecimentos sobre os conteúdos discutidos em sala a partir da realização dos jogos cooperativos, além de valorizar e elevar atividades em equipe. Ao inserir, na disciplina de matemática, a realização de jogos cooperativos visando elevar o processo de aprendizagem dos conteúdos matemáticos de forma ativa, autônoma e participativa, a professora demonstra valorizar uma prática pedagógica que busca estratégias que a permita afastar-se e distanciar-se do modelo de ensino tradicional tão marcante nos contextos educacionais. Por fim, o trabalho pedagógico realizado pela referida professora pode ser concebido a um nível micro – no contexto das aulas da disciplina de matemática – como sendo um trabalho que busca inspiração na perspectiva de inovação pedagógica. Por fim, esse estudo também demonstrou que é possível encontrar professores que buscam realizar um trabalho embasado na perspectiva de inovação pedagógica, bem como é possível ao professor percorrer “contra-mão” e obter êxito a partir de mudanças e transformações na prática pedagógica.