O ensino de ciências e biologia tem como desafio o despertar da curiosidade do aluno para que o processo ensino-aprendizagem seja mais construtivista, pois, o uso de metodologias, como atividades experimentais investigativas, permite ao aluno solucionar um problema e levantar questões sobre temas específicos, planejar e realizar experimentos, anotar e avaliar os resultados, desenvolver sua teoria e compará-la com outras já existentes, relacionando o conteúdo com aspectos práticos do seu cotidiano. Um dos tópicos mais abstratos em biologia é o ensino da microbiologia, ao qual se aplica estratégias de ensino construtivista, uma vez que, os organismos estudados são invisíveis a olho nu, o processo de ensino-aprendizagem acabou sendo sempre dependente do desenvolvimento do microscópio. Sem o uso deste equipamento parece ser difícil e até mesmo entediante o ensino da microbiologia. Muitas escolas públicas, a carência de materiais e equipamentos, como microscópios, dificultam a realização de aulas práticas para a visualização dos microrganismos. Ou seja, o ensino de microbiologia nas escolas acontece de maneira apenas conceitual e abstrata. Assim muitas ideias e dúvidas surgem na mente dos alunos, que acabam por várias vezes interpretando os tópicos da microbiologia de forma errada. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo apresentar as potencialidades dos recursos advindos do teatro especialmente como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da microbiologia, abordada no ensino médio e aprimorar os conhecimentos aprendidos pelos alunos de diversas escolas da rede publica do município de Natal/RN. O trabalho foi desenvolvido na 2° edição da oficina de microbiologia intitulada de “Desvendando o inimigo oculto” do projeto de extensão universitária “Aplicando o método científico em sala de aula”, a qual ocorre uma vez ao ano no Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, para alunos de ensino médio de escolas publicas do município de Natal/RN. Foram apresentadas três peças, cada uma com um tema diferente no que diz respeito à microbiologia, ou seja, vírus, bactérias e fungos, respectivamente, em dias exclusivos para a abordagem de cada um desses grupos de organismos, num período de quatro dias. Para este fim, relata-se uma experiência didática de aproximação entre a teoria e a prática usando uma abordagem teatral como recurso educativo nas aulas de microbiologia exploradas para os alunos ao longo da oficina. O uso de peças teatrais, como ferramenta lúdica, mostrou ser uma importante ferramenta para consolidar conhecimentos em microbiologia no ensino médio. As peças devem ser usadas com uma ferramenta multidisciplinar em conjunto com os conteúdos abordados em aulas práticas, com o auxilio de equipamentos e materiais, nem sempre presentes nas escolas, e aulas teóricas.