O presente trabalho analisa as intervenções desenvolvidas pelo Projeto “Escola Legal”, a partir da metodologia do relato de experiência problematizando acerca da prevenção a violência nas escolas como prática do exercício dos Direitos Humanos. A violência entre os jovens se dissemina pelo mundo. Nas escolas, lugar em que os mesmos deveriam aprender a serem exímios cidadãos, a onda de violência também se alastra. Em meio a estes desafios destacamos o papel da mediação enquanto possibilidade interventiva concreta de cidadania e exercício da fraternidade. O processo metodológico teve como base o relato de experiência, as intervenções realizadas nos grupos de trabalho com os adolescentes foram transcritas e as transcrições lidas e discutidas no grupo de trabalho do Escritório de Práticas o Jurídicas. As atas, resultantes destas reuniões foram analisadas tendo como base os seguintes questionamentos: quem diz? De que lugar diz? Como diz? O que foi dito? Quais os posicionamentos e práticas discutidas e como se articulam com as questões jurídicas? Semanalmente, estudantes universitários (após passarem por capacitação), realizam palestras com os estudantes das escolas, mostrando-os o que são conflitos e quais as formas de evitá-los, bem como, os direitos e os deveres dos alunos em relação à comunidade escolar, através do Estatuto do Aluno. As ações preventivas desenvolvidas levaram a uma melhor convivência comunitária no ambiente escolar, além disso possibilitam a interação entre participantes baseada em um reconhecimento da alteridade como fonte de construção do conhecimento.