Quando falamos em novas metodologias de ensino-aprendizagem, estamos falando em uma transformação participativa, onde o aluno e o professor possam interagir, para isso é necessário que haja uma pesquisa-ação educacional, ou seja, uma melhoria na prática educativa docente. Este trabalho objetivou aplicar metodologias alternativas como forma de complementar o ensino tradicional de ciências no 6º ano do ensino fundamental, bem como facilitar a correlação da disciplina de ciências e inseri-las no cotidiano escolar dos discentes como uma ferramenta para o ensino, essa forma lúdica, dinâmica e incentivadora, também é uma forma de avaliar a aprendizagem do aluno através dos conteúdos repassados, promovendo autonomia dos sujeitos envolvidos. Realizaram-se pesquisas de referenciais que confirmassem a contribuição positiva que jogos, modelos representativos e explicativos tem sobre o ensino-aprendizagem dos alunos. Como resultado, construiu-se um jogo de roleta, abordando assuntos dos 3R’s, poluição sonora, visuais e efluentes líquidos, posteriormente fez-se um modelo explicativo, trabalhando translação e rotação. Portanto esses métodos auxiliam nas aulas de Ciências, facilitam absorção de conhecimento, auxilia na atuação profissional, transformando o espaço da sala de aula, em algo inovador, prático, interativo, atraindo e aproximando o aluno do professor, além de contribuir para a construção e multiplicação de conhecimento dos mesmos.