TRABALHANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS COM MÉTODOS ALTERNATIVOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16996 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2019 "inscrito_id" => 6795 "titulo" => "TRABALHANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS COM MÉTODOS ALTERNATIVOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL." "resumo" => "Quando falamos em novas metodologias de ensino-aprendizagem, estamos falando em uma transformação participativa, onde o aluno e o professor possam interagir, para isso é necessário que haja uma pesquisa-ação educacional, ou seja, uma melhoria na prática educativa docente. Este trabalho objetivou aplicar metodologias alternativas como forma de complementar o ensino tradicional de ciências no 6º ano do ensino fundamental, bem como facilitar a correlação da disciplina de ciências e inseri-las no cotidiano escolar dos discentes como uma ferramenta para o ensino, essa forma lúdica, dinâmica e incentivadora, também é uma forma de avaliar a aprendizagem do aluno através dos conteúdos repassados, promovendo autonomia dos sujeitos envolvidos. Realizaram-se pesquisas de referenciais que confirmassem a contribuição positiva que jogos, modelos representativos e explicativos tem sobre o ensino-aprendizagem dos alunos. Como resultado, construiu-se um jogo de roleta, abordando assuntos dos 3R’s, poluição sonora, visuais e efluentes líquidos, posteriormente fez-se um modelo explicativo, trabalhando translação e rotação. Portanto esses métodos auxiliam nas aulas de Ciências, facilitam absorção de conhecimento, auxilia na atuação profissional, transformando o espaço da sala de aula, em algo inovador, prático, interativo, atraindo e aproximando o aluno do professor, além de contribuir para a construção e multiplicação de conhecimento dos mesmos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, METODOLOGIAS ALTERNATIVAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, LÚDICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID6795_08092015180142.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDVANIA DA CONCEIÇÃO SARMENTO" "autor_nome_curto" => "EDVANIA SARMENTO" "autor_email" => "edvaniasarmento@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - IFMA CAMPUS CAXIAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16996 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2019 "inscrito_id" => 6795 "titulo" => "TRABALHANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS COM MÉTODOS ALTERNATIVOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL." "resumo" => "Quando falamos em novas metodologias de ensino-aprendizagem, estamos falando em uma transformação participativa, onde o aluno e o professor possam interagir, para isso é necessário que haja uma pesquisa-ação educacional, ou seja, uma melhoria na prática educativa docente. Este trabalho objetivou aplicar metodologias alternativas como forma de complementar o ensino tradicional de ciências no 6º ano do ensino fundamental, bem como facilitar a correlação da disciplina de ciências e inseri-las no cotidiano escolar dos discentes como uma ferramenta para o ensino, essa forma lúdica, dinâmica e incentivadora, também é uma forma de avaliar a aprendizagem do aluno através dos conteúdos repassados, promovendo autonomia dos sujeitos envolvidos. Realizaram-se pesquisas de referenciais que confirmassem a contribuição positiva que jogos, modelos representativos e explicativos tem sobre o ensino-aprendizagem dos alunos. Como resultado, construiu-se um jogo de roleta, abordando assuntos dos 3R’s, poluição sonora, visuais e efluentes líquidos, posteriormente fez-se um modelo explicativo, trabalhando translação e rotação. Portanto esses métodos auxiliam nas aulas de Ciências, facilitam absorção de conhecimento, auxilia na atuação profissional, transformando o espaço da sala de aula, em algo inovador, prático, interativo, atraindo e aproximando o aluno do professor, além de contribuir para a construção e multiplicação de conhecimento dos mesmos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, METODOLOGIAS ALTERNATIVAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, LÚDICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID6795_08092015180142.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDVANIA DA CONCEIÇÃO SARMENTO" "autor_nome_curto" => "EDVANIA SARMENTO" "autor_email" => "edvaniasarmento@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - IFMA CAMPUS CAXIAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }