O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM PERNAMBUCO A PARTIR DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: DADOS DE NATUREZA SOCIORREGIONAL
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16412 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 11 "inscrito_id" => 275 "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM PERNAMBUCO A PARTIR DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: DADOS DE NATUREZA SOCIORREGIONAL" "resumo" => "A descrição linguística nos veios fonéticos, semântico-lexicais e morfossintáticos é essencial para que se tenha um retrato fiel da língua portuguesa falada e escrita no Brasil. Quando são estudados os falares regionais, especialmente nos estados nordestinos, e concernente às discussões sobre Dialetologia e Sociolinguística, brota sempre a tese que busca refletir sobre o tipo de variação encontrada, se essa variação é regional, dialetal ou se ocorre por interferência de elementos sociais. Este trabalho, então, versa sobre a variação linguística de natureza regional e sociocultural em Pernambuco e como ela se relaciona com o ensino de língua materna. Por isso, propõe-se uma reflexão sobre os conceitos básicos das variações regional e social, a partir de Chambers & Trudgill (1992) e Labov (1972) e a aplicação dessas variações no Ensino de Língua Portuguesa (AGUILERA et al, 2004; CARDOSO & MOTA, 2006), com a exemplificação de ocorrências registradas numa pesquisa a moradores da zona urbana de vinte municípios pernambucanos distribuídos entre os quatro cantos do Estado e escolhidos para a organização do corpus do seu Atlas Linguístico, segundo a metodologia predisposta para esse fim, que delimita informantes com escolaridade mínima. Os alunos de ensino fundamental das séries iniciais que participaram da pesquisa para a organização do corpus contribuíram para o registro de ocorrências fonéticas bastante comuns no Estado, a exemplo da abertura das vogais /e/ e /o/ e do alçamento das vogais /e/ e /o/, o que permitirá ao professor a busca por explicações de tais fenômenos à luz das teorias mais recentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, VARIAÇÃO REGIONAL, VARIAÇÃO SOCIOCULTURAL, ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID275_18022015205615.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDMILSON JOSÉ DE SÁ" "autor_nome_curto" => "EDMILSON SÁ" "autor_email" => "edjm70@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16412 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 11 "inscrito_id" => 275 "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM PERNAMBUCO A PARTIR DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: DADOS DE NATUREZA SOCIORREGIONAL" "resumo" => "A descrição linguística nos veios fonéticos, semântico-lexicais e morfossintáticos é essencial para que se tenha um retrato fiel da língua portuguesa falada e escrita no Brasil. Quando são estudados os falares regionais, especialmente nos estados nordestinos, e concernente às discussões sobre Dialetologia e Sociolinguística, brota sempre a tese que busca refletir sobre o tipo de variação encontrada, se essa variação é regional, dialetal ou se ocorre por interferência de elementos sociais. Este trabalho, então, versa sobre a variação linguística de natureza regional e sociocultural em Pernambuco e como ela se relaciona com o ensino de língua materna. Por isso, propõe-se uma reflexão sobre os conceitos básicos das variações regional e social, a partir de Chambers & Trudgill (1992) e Labov (1972) e a aplicação dessas variações no Ensino de Língua Portuguesa (AGUILERA et al, 2004; CARDOSO & MOTA, 2006), com a exemplificação de ocorrências registradas numa pesquisa a moradores da zona urbana de vinte municípios pernambucanos distribuídos entre os quatro cantos do Estado e escolhidos para a organização do corpus do seu Atlas Linguístico, segundo a metodologia predisposta para esse fim, que delimita informantes com escolaridade mínima. Os alunos de ensino fundamental das séries iniciais que participaram da pesquisa para a organização do corpus contribuíram para o registro de ocorrências fonéticas bastante comuns no Estado, a exemplo da abertura das vogais /e/ e /o/ e do alçamento das vogais /e/ e /o/, o que permitirá ao professor a busca por explicações de tais fenômenos à luz das teorias mais recentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, VARIAÇÃO REGIONAL, VARIAÇÃO SOCIOCULTURAL, ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID275_18022015205615.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDMILSON JOSÉ DE SÁ" "autor_nome_curto" => "EDMILSON SÁ" "autor_email" => "edjm70@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }