No Brasil a educação infantil é a etapa inicial da educação básica, onde se pressupõe que irá desenvolver as potencialidades infantis, atende crianças de 0 a 6 anos tanto em instituições públicas e privadas. É impossível em pleno século XXI ficar indiferente à tecnologia, ela começou a ter avanços significantes no Brasil a partir dos anos de 1970, ela está inserida em nossa sociedade atual inclusive dentro das escolas. Lévy (1996) definiu a atual era das tecnologias da informação e comunicação como uma era posterior à tecnologia da oralidade e da escrita. Essa “nova era digital” nos coloca com novas visões e conceitos.
Ao abordar este tema temos que leva em consideração que a educação infantil atende crianças que estão iniciando sua vida escolar, descobrindo novas informações, sendo apresentados à escrita, ou seja, estão “descobrindo o mundo”. Com base nisso, surgi uma inquietação: será que vale a pena a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) em sala de aula com crianças da educação infantil? Será que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) realmente auxiliam no ensino-aprendizagem dessas crianças? Este questionamento foi o ponto de partida para o desenvolvimento deste projeto, que buscar investigar e identificar os pontos positivos e negativos da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), além de identificar sua importância no auxilio do ensino-aprendizagem destes futuros cidadãos, e assim contemplar este questionamento citado anteriormente.
Hoje em dia, o educador deve ter em mente que não podemos nos prender apenas no quadro negro e livros didáticos, temos sim utiliza-los, mas agregar, mas possibilidades de ensino, o professor tem que estimular as habilidades de seus alunos, então à escola não pode ficar a margem as tecnologias de informação e comunicação, por isso é interessante abranger esse mundo tecnológico a partir da educação infantil, e quando se trata da educação infantil o desafio é em dobro, pois tem que sempre criar meios para estimular e prender a atenção dos pequenos já que é uma fase de descobrimentos.
Com base no que foi exposto, da importância das TIC’s na educação muitos professores nunca ouviram falar, ou já ouviram, mas acham uma utopia utiliza-la dentro da sala, principalmente quando se trata de professores da rede pública de ensino. Um fator instigante para tal tema foi conhecer a forma de utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação em uma sala de aula da instituição de rede pública, ou seja, conhecer a realidade dentro da sala de aula, pois muitas vezes no papel a escola trabalha e tem todos os recursos para a utilização plena das TIC’s e quando chegamos à escola a realidade é bem diferente. E com essa investigação através de entrevista com as professoras pretende-se conhecer os pontos positivos e negativos de tal utilização em sala de aula.