Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’S) NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, ENSINO, TECNOLOGIA Pôster (PO) / Poster Submission Educação Infantil
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15193
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 187
    "inscrito_id" => 186
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’S) NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => """
      No Brasil a educação infantil é a etapa inicial da educação básica, onde se pressupõe que irá desenvolver as potencialidades infantis, atende crianças de 0 a 6 anos tanto em instituições públicas e privadas. É impossível em pleno século XXI ficar indiferente à tecnologia, ela começou a ter avanços significantes no Brasil a partir dos anos de 1970, ela está inserida em nossa sociedade atual inclusive dentro das escolas. Lévy (1996) definiu a atual era das tecnologias da informação e comunicação como uma era posterior à tecnologia da oralidade e da escrita. Essa “nova era digital” nos coloca com novas visões e conceitos.\r\n
          Ao abordar este tema temos que leva em consideração que a educação infantil atende crianças que estão iniciando sua vida escolar, descobrindo novas informações, sendo apresentados à escrita, ou seja, estão “descobrindo o mundo”. Com base nisso, surgi uma inquietação: será que vale a pena a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) em sala de aula com crianças da educação infantil? Será que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) realmente auxiliam no ensino-aprendizagem dessas crianças? Este questionamento foi o ponto de partida para o desenvolvimento deste projeto, que buscar investigar e identificar os pontos positivos e negativos da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), além de identificar sua importância no auxilio do ensino-aprendizagem destes futuros cidadãos, e assim contemplar este questionamento citado anteriormente.\r\n
          Hoje em dia, o educador deve ter em mente que não podemos nos prender apenas no quadro negro e livros didáticos, temos sim utiliza-los, mas agregar, mas possibilidades de ensino, o professor tem que estimular as habilidades de seus alunos, então à escola não pode ficar a margem as tecnologias de informação e comunicação, por isso é interessante abranger esse mundo tecnológico a partir da educação infantil, e quando se trata da educação infantil o desafio é em dobro, pois tem que sempre criar meios para estimular e prender a atenção dos pequenos já que é uma fase de descobrimentos.\r\n
         \r\n
          Com base no que foi exposto, da importância das TIC’s na educação muitos professores nunca ouviram falar, ou já ouviram, mas acham uma utopia utiliza-la dentro da sala, principalmente quando se trata de professores da rede pública de ensino. Um fator instigante para tal tema foi conhecer a forma de utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação em uma sala de aula da  instituição de rede pública, ou seja, conhecer a realidade dentro da sala de aula, pois muitas vezes no papel a escola trabalha e tem todos os recursos para a utilização plena das TIC’s e quando chegamos à escola a realidade é bem diferente. E com essa investigação através de entrevista com as professoras pretende-se conhecer os pontos positivos e negativos de tal utilização em sala de aula.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO, TECNOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA17_ID186_01072015200147.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTINA VALENTIM LIRA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTINA LIRA"
    "autor_email" => "cristina.lira1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15193
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 187
    "inscrito_id" => 186
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’S) NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => """
      No Brasil a educação infantil é a etapa inicial da educação básica, onde se pressupõe que irá desenvolver as potencialidades infantis, atende crianças de 0 a 6 anos tanto em instituições públicas e privadas. É impossível em pleno século XXI ficar indiferente à tecnologia, ela começou a ter avanços significantes no Brasil a partir dos anos de 1970, ela está inserida em nossa sociedade atual inclusive dentro das escolas. Lévy (1996) definiu a atual era das tecnologias da informação e comunicação como uma era posterior à tecnologia da oralidade e da escrita. Essa “nova era digital” nos coloca com novas visões e conceitos.\r\n
          Ao abordar este tema temos que leva em consideração que a educação infantil atende crianças que estão iniciando sua vida escolar, descobrindo novas informações, sendo apresentados à escrita, ou seja, estão “descobrindo o mundo”. Com base nisso, surgi uma inquietação: será que vale a pena a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) em sala de aula com crianças da educação infantil? Será que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) realmente auxiliam no ensino-aprendizagem dessas crianças? Este questionamento foi o ponto de partida para o desenvolvimento deste projeto, que buscar investigar e identificar os pontos positivos e negativos da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), além de identificar sua importância no auxilio do ensino-aprendizagem destes futuros cidadãos, e assim contemplar este questionamento citado anteriormente.\r\n
          Hoje em dia, o educador deve ter em mente que não podemos nos prender apenas no quadro negro e livros didáticos, temos sim utiliza-los, mas agregar, mas possibilidades de ensino, o professor tem que estimular as habilidades de seus alunos, então à escola não pode ficar a margem as tecnologias de informação e comunicação, por isso é interessante abranger esse mundo tecnológico a partir da educação infantil, e quando se trata da educação infantil o desafio é em dobro, pois tem que sempre criar meios para estimular e prender a atenção dos pequenos já que é uma fase de descobrimentos.\r\n
         \r\n
          Com base no que foi exposto, da importância das TIC’s na educação muitos professores nunca ouviram falar, ou já ouviram, mas acham uma utopia utiliza-la dentro da sala, principalmente quando se trata de professores da rede pública de ensino. Um fator instigante para tal tema foi conhecer a forma de utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação em uma sala de aula da  instituição de rede pública, ou seja, conhecer a realidade dentro da sala de aula, pois muitas vezes no papel a escola trabalha e tem todos os recursos para a utilização plena das TIC’s e quando chegamos à escola a realidade é bem diferente. E com essa investigação através de entrevista com as professoras pretende-se conhecer os pontos positivos e negativos de tal utilização em sala de aula.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO, TECNOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA17_ID186_01072015200147.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTINA VALENTIM LIRA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTINA LIRA"
    "autor_email" => "cristina.lira1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

No Brasil a educação infantil é a etapa inicial da educação básica, onde se pressupõe que irá desenvolver as potencialidades infantis, atende crianças de 0 a 6 anos tanto em instituições públicas e privadas. É impossível em pleno século XXI ficar indiferente à tecnologia, ela começou a ter avanços significantes no Brasil a partir dos anos de 1970, ela está inserida em nossa sociedade atual inclusive dentro das escolas. Lévy (1996) definiu a atual era das tecnologias da informação e comunicação como uma era posterior à tecnologia da oralidade e da escrita. Essa “nova era digital” nos coloca com novas visões e conceitos. Ao abordar este tema temos que leva em consideração que a educação infantil atende crianças que estão iniciando sua vida escolar, descobrindo novas informações, sendo apresentados à escrita, ou seja, estão “descobrindo o mundo”. Com base nisso, surgi uma inquietação: será que vale a pena a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) em sala de aula com crianças da educação infantil? Será que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) realmente auxiliam no ensino-aprendizagem dessas crianças? Este questionamento foi o ponto de partida para o desenvolvimento deste projeto, que buscar investigar e identificar os pontos positivos e negativos da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), além de identificar sua importância no auxilio do ensino-aprendizagem destes futuros cidadãos, e assim contemplar este questionamento citado anteriormente. Hoje em dia, o educador deve ter em mente que não podemos nos prender apenas no quadro negro e livros didáticos, temos sim utiliza-los, mas agregar, mas possibilidades de ensino, o professor tem que estimular as habilidades de seus alunos, então à escola não pode ficar a margem as tecnologias de informação e comunicação, por isso é interessante abranger esse mundo tecnológico a partir da educação infantil, e quando se trata da educação infantil o desafio é em dobro, pois tem que sempre criar meios para estimular e prender a atenção dos pequenos já que é uma fase de descobrimentos. Com base no que foi exposto, da importância das TIC’s na educação muitos professores nunca ouviram falar, ou já ouviram, mas acham uma utopia utiliza-la dentro da sala, principalmente quando se trata de professores da rede pública de ensino. Um fator instigante para tal tema foi conhecer a forma de utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação em uma sala de aula da instituição de rede pública, ou seja, conhecer a realidade dentro da sala de aula, pois muitas vezes no papel a escola trabalha e tem todos os recursos para a utilização plena das TIC’s e quando chegamos à escola a realidade é bem diferente. E com essa investigação através de entrevista com as professoras pretende-se conhecer os pontos positivos e negativos de tal utilização em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.