REIS, Elaine Da Silva. Constituição do sujeito professor em charges da internet. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/15656>. Acesso em: 23/12/2024 04:20
A Charge é um gênero textual utilizado na mídia escrita que também é bastante recorrente na mídia eletrônica não só por meio da linguagem verbal como também por imagens e pelo humor. Essas características fazem com que as charges chamem a atenção dos leitores, principalmente dos internautas. Porém, é importante atentar para o fato de que camuflados pelo humor, discursos depreciativos que sedimentam práticas humilhantes e excludentes em relação a determinadas identidades são naturalizados, através desse gênero. Tais práticas podem contribuir para a efetivação de ações violentas contra determinados sujeitos, a exemplo do professor. Nessa perspectiva, o presente artigo traz o resultado de uma pesquisa documental que teve como objetivo investigar os discursos que constituem o sujeito professor em charges que circulam na internet, a partir da perspectiva teórica da Análise do Discurso de Linha Francesa. Para tanto, traz reflexões sobre a relação entre leitura e memória discursiva na AD, os conceitos foucaultianos “vontades de verdade” e “relações de poder”, conceitos de sujeito, identidade e estereótipo. Por fim, apresenta a análise de três charges que circulam na internet, que trazem a representação do sujeito professor.