Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA COM O CONTO DONA BARATINHA: PROCESSO DE APROXIMAÇÃO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: LEITURA, LITERATURA INFANTIL, FORMAÇÃO DO LEITOR Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17046
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2553
    "inscrito_id" => 3745
    "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA COM O CONTO DONA BARATINHA: PROCESSO DE APROXIMAÇÃO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Esse artigo vislumbra apresentar uma experiência desenvolvida com uma turma do Pré I de uma escola municipal de Campina Grande-PB, com o objetivo de desenvolver o gosto pela leitura do literário na educação infantil, a partir da contação de história realizada com o conto clássico “Dona Baratinha” recontada pela escritora Ana Maria Machado, procurando perceber como ocorre o processo formativo do leitor e como o/a professor/a pode ser um/a mediador/a e oportunizar o contato significativo de leitura da literatura com crianças na Educação Infantil. Nossa proposta surge de vivências significativas de leitura do literário em sala de aula, e envolvimento das crianças em atividades permanentes de leitura, constatando-se a necessidade do/a professor/a oportunizar momentos organizados de leitura, nos quais a criança tenha espaço para se expressar e participar da história como parte integrante da mesma, ampliando seu universo imagético, uma vez que, o leitor infantil a partir do contato com a literatura tem o poder de experimentar a arte recriando-a a partir de suas características e experiências próprias, o que lhe possibilita a ampliação do viver, o enriquecimento e a reestruturação de suas experiências.Os resultados obtidos com a execução dessa experiência nos revelou a constatação de que a formação de leitores do literário deve ser uma ação vivenciada com alunos/as desde sua tenra idade,e as crianças em contato com momentos de leitura da literatura infantil, tem condições de iniciar seu processo de desenvolvimento do gosto pela leitura e assim desenvolver estratégias para sua formação de leitor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, LITERATURA INFANTIL, FORMAÇÃO DO LEITOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID3745_09092015150130.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA APARECIDA TAVARES MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "APARECIDA"
    "autor_email" => "aparecidaarteevida@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17046
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2553
    "inscrito_id" => 3745
    "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA COM O CONTO DONA BARATINHA: PROCESSO DE APROXIMAÇÃO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Esse artigo vislumbra apresentar uma experiência desenvolvida com uma turma do Pré I de uma escola municipal de Campina Grande-PB, com o objetivo de desenvolver o gosto pela leitura do literário na educação infantil, a partir da contação de história realizada com o conto clássico “Dona Baratinha” recontada pela escritora Ana Maria Machado, procurando perceber como ocorre o processo formativo do leitor e como o/a professor/a pode ser um/a mediador/a e oportunizar o contato significativo de leitura da literatura com crianças na Educação Infantil. Nossa proposta surge de vivências significativas de leitura do literário em sala de aula, e envolvimento das crianças em atividades permanentes de leitura, constatando-se a necessidade do/a professor/a oportunizar momentos organizados de leitura, nos quais a criança tenha espaço para se expressar e participar da história como parte integrante da mesma, ampliando seu universo imagético, uma vez que, o leitor infantil a partir do contato com a literatura tem o poder de experimentar a arte recriando-a a partir de suas características e experiências próprias, o que lhe possibilita a ampliação do viver, o enriquecimento e a reestruturação de suas experiências.Os resultados obtidos com a execução dessa experiência nos revelou a constatação de que a formação de leitores do literário deve ser uma ação vivenciada com alunos/as desde sua tenra idade,e as crianças em contato com momentos de leitura da literatura infantil, tem condições de iniciar seu processo de desenvolvimento do gosto pela leitura e assim desenvolver estratégias para sua formação de leitor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, LITERATURA INFANTIL, FORMAÇÃO DO LEITOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID3745_09092015150130.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA APARECIDA TAVARES MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "APARECIDA"
    "autor_email" => "aparecidaarteevida@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Esse artigo vislumbra apresentar uma experiência desenvolvida com uma turma do Pré I de uma escola municipal de Campina Grande-PB, com o objetivo de desenvolver o gosto pela leitura do literário na educação infantil, a partir da contação de história realizada com o conto clássico “Dona Baratinha” recontada pela escritora Ana Maria Machado, procurando perceber como ocorre o processo formativo do leitor e como o/a professor/a pode ser um/a mediador/a e oportunizar o contato significativo de leitura da literatura com crianças na Educação Infantil. Nossa proposta surge de vivências significativas de leitura do literário em sala de aula, e envolvimento das crianças em atividades permanentes de leitura, constatando-se a necessidade do/a professor/a oportunizar momentos organizados de leitura, nos quais a criança tenha espaço para se expressar e participar da história como parte integrante da mesma, ampliando seu universo imagético, uma vez que, o leitor infantil a partir do contato com a literatura tem o poder de experimentar a arte recriando-a a partir de suas características e experiências próprias, o que lhe possibilita a ampliação do viver, o enriquecimento e a reestruturação de suas experiências.Os resultados obtidos com a execução dessa experiência nos revelou a constatação de que a formação de leitores do literário deve ser uma ação vivenciada com alunos/as desde sua tenra idade,e as crianças em contato com momentos de leitura da literatura infantil, tem condições de iniciar seu processo de desenvolvimento do gosto pela leitura e assim desenvolver estratégias para sua formação de leitor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.