INFÂNCIA, FAZERES E APRENDERES NO COTIDIANO DA ESCOLA: O OLHAR DAS CRIANÇAS
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16176 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2014 "inscrito_id" => 6036 "titulo" => "INFÂNCIA, FAZERES E APRENDERES NO COTIDIANO DA ESCOLA: O OLHAR DAS CRIANÇAS" "resumo" => "Refletir como a criança e a infância têm sido usualmente referenciadas no contexto escolar parece ser um desafio hoje. Sensível a esse contexto o presente trabalho busca compreender como as crianças estão, compreendendo e vivenciando a infância e a sua educação no contexto da Educação Infantil e no primeiro ano dos anos iniciais do ensino fundamental, que a partir da lei n°11.274/2006 que tornou obrigatória a matrícula de crianças de seis anos de idade no 1º ano do Ensino Fundamental, transferindo também para esse nível de ensino a responsabilidade de lidar com uma educação voltada para a infância. O mesmo se insere no contexto de pesquisas com crianças e buscou compreender os sentidos que elas atribuem aos fazeres, os aprenderes e a infância. Do ponto de vista teórico a reflexão aqui proposta, parte da problematização da própria noção de infância e sua educação. No desenvolver do trabalho, buscamos dialogar com autores como Kohan (2003), Pinto e Sarmento (1997), Kramer (2006) Brandão (2009) Borba (2007), dentre outros no que se refere a infância e como ela vem sendo enunciada na Educação Infantil e no primeiro ano dos anos inicias do Ensino Fundamental. Nesse contexto, delimitamos como campo empírico duas escolas municipais das Cidades de Santa Cruz do Capibaribe e Taquaritinga do Norte. Como instrumento de coleta de dados utilizamos entrevistas semi-estruturadas. Participaram dos diálogos um total de 29 crianças que frequentavam a educação infantil e o 1º ano do Ensino Fundamental. Em linhas gerais, a as vozes das crianças sinalizam a necessidade de uma maior atenção a o lugar da infância no contexto escolar tanto na Educação Infantil como no primeiro ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os fazeres e os aprenderes estão majoritariamente centrados nas atividades conteudistas marcado por uma lógica e uma cultura mais “escolarizante”, minimizando outras dimensões neste processo. Fica evidente, por exemplo, a minimização do brincar em detrimento de outras atividades. Isto nos remete a pensar criticamente sobre o cotidiano escolar, o qual na maioria das vezes transforma-se em uma rotina caracterizada apenas por uma produção de atividades. Neste cenário valorizar as potencialidades infantis torna-se um grande desafio." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Infantil" "palavra_chave" => "INFÂNCIA, CRIANÇA, COTIDIANO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA17_ID6036_08092015175619.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA SILVA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "JULIANA ALMEIDA" "autor_email" => "jualmeidascc@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16176 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2014 "inscrito_id" => 6036 "titulo" => "INFÂNCIA, FAZERES E APRENDERES NO COTIDIANO DA ESCOLA: O OLHAR DAS CRIANÇAS" "resumo" => "Refletir como a criança e a infância têm sido usualmente referenciadas no contexto escolar parece ser um desafio hoje. Sensível a esse contexto o presente trabalho busca compreender como as crianças estão, compreendendo e vivenciando a infância e a sua educação no contexto da Educação Infantil e no primeiro ano dos anos iniciais do ensino fundamental, que a partir da lei n°11.274/2006 que tornou obrigatória a matrícula de crianças de seis anos de idade no 1º ano do Ensino Fundamental, transferindo também para esse nível de ensino a responsabilidade de lidar com uma educação voltada para a infância. O mesmo se insere no contexto de pesquisas com crianças e buscou compreender os sentidos que elas atribuem aos fazeres, os aprenderes e a infância. Do ponto de vista teórico a reflexão aqui proposta, parte da problematização da própria noção de infância e sua educação. No desenvolver do trabalho, buscamos dialogar com autores como Kohan (2003), Pinto e Sarmento (1997), Kramer (2006) Brandão (2009) Borba (2007), dentre outros no que se refere a infância e como ela vem sendo enunciada na Educação Infantil e no primeiro ano dos anos inicias do Ensino Fundamental. Nesse contexto, delimitamos como campo empírico duas escolas municipais das Cidades de Santa Cruz do Capibaribe e Taquaritinga do Norte. Como instrumento de coleta de dados utilizamos entrevistas semi-estruturadas. Participaram dos diálogos um total de 29 crianças que frequentavam a educação infantil e o 1º ano do Ensino Fundamental. Em linhas gerais, a as vozes das crianças sinalizam a necessidade de uma maior atenção a o lugar da infância no contexto escolar tanto na Educação Infantil como no primeiro ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os fazeres e os aprenderes estão majoritariamente centrados nas atividades conteudistas marcado por uma lógica e uma cultura mais “escolarizante”, minimizando outras dimensões neste processo. Fica evidente, por exemplo, a minimização do brincar em detrimento de outras atividades. Isto nos remete a pensar criticamente sobre o cotidiano escolar, o qual na maioria das vezes transforma-se em uma rotina caracterizada apenas por uma produção de atividades. Neste cenário valorizar as potencialidades infantis torna-se um grande desafio." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Infantil" "palavra_chave" => "INFÂNCIA, CRIANÇA, COTIDIANO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA17_ID6036_08092015175619.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA SILVA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "JULIANA ALMEIDA" "autor_email" => "jualmeidascc@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }