A INFÂNCIA PELO OLHAR DAS CRIANÇAS: UM ESTUDO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA REGIÃO DO AGRESTE PERNAMBUCANO
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15218 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2222 "inscrito_id" => 6555 "titulo" => "A INFÂNCIA PELO OLHAR DAS CRIANÇAS: UM ESTUDO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA REGIÃO DO AGRESTE PERNAMBUCANO" "resumo" => "Reconhecer as singularidades infantis, especificamente no contexto da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem se constituído um desafio da educação brasileira. As amplas reformas que ocorreram nos últimos anos, sobretudo, referente à ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, acabaram por problematizar o lugar da criança, infância e da sua educação. Assim, partindo do descentramento do olhar do adulto sobre esta questão, desenvolveu-se a pesquisa intitulada: A Infância pelo olhar das crianças: um estudo nas Escolas Municipais da Região do Agreste Pernambucano . Objetivando através do desenvolvimento dessa pesquisa compreender os sentidos e os significados veiculados entre as crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como campo empírico, delimitou-se Pré-escolas e escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental das Redes Públicas Municipais da Região do Agreste/PE, especificamente das cidades Toritama e Belo Jardim. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se observações e entrevistas semiestruturadas com crianças das referidas instituições. Levando em consideração que a pesquisa encontra-se em fase de conclusão, de acordo com as análises empreendidas pode-se pontuar de antemão que a ênfase na aprendizagem conceitual, com maior intensidade no Ensino Fundamental, tem minimizado o lugar da infância na escola. As vozes das crianças que chegava a ressoar como reivindicações demonstraram a pouca atenção dada à especificidade da Educação Infantil e Fundamental." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Infantil" "palavra_chave" => "INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA17_ID6555_08092015210925.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANE SANTOS DO NASCIMENTO SATURNO" "autor_nome_curto" => "JOANE SANTOS" "autor_email" => "joanesantos05@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)/ CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE (CAA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15218 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2222 "inscrito_id" => 6555 "titulo" => "A INFÂNCIA PELO OLHAR DAS CRIANÇAS: UM ESTUDO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA REGIÃO DO AGRESTE PERNAMBUCANO" "resumo" => "Reconhecer as singularidades infantis, especificamente no contexto da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem se constituído um desafio da educação brasileira. As amplas reformas que ocorreram nos últimos anos, sobretudo, referente à ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, acabaram por problematizar o lugar da criança, infância e da sua educação. Assim, partindo do descentramento do olhar do adulto sobre esta questão, desenvolveu-se a pesquisa intitulada: A Infância pelo olhar das crianças: um estudo nas Escolas Municipais da Região do Agreste Pernambucano . Objetivando através do desenvolvimento dessa pesquisa compreender os sentidos e os significados veiculados entre as crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como campo empírico, delimitou-se Pré-escolas e escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental das Redes Públicas Municipais da Região do Agreste/PE, especificamente das cidades Toritama e Belo Jardim. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se observações e entrevistas semiestruturadas com crianças das referidas instituições. Levando em consideração que a pesquisa encontra-se em fase de conclusão, de acordo com as análises empreendidas pode-se pontuar de antemão que a ênfase na aprendizagem conceitual, com maior intensidade no Ensino Fundamental, tem minimizado o lugar da infância na escola. As vozes das crianças que chegava a ressoar como reivindicações demonstraram a pouca atenção dada à especificidade da Educação Infantil e Fundamental." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Infantil" "palavra_chave" => "INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA17_ID6555_08092015210925.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANE SANTOS DO NASCIMENTO SATURNO" "autor_nome_curto" => "JOANE SANTOS" "autor_email" => "joanesantos05@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)/ CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE (CAA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }