Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRESENÇA DA LEI 10.639/2013 NA ESCOLA ATRAVÉS DO GÊNERO TEXTUAL ARTIGO DE OPINIÃO

Palavra-chaves: LEI 10.639/2003, ARTIGO DE OPINIÃO, PRODUÇÃO TEXTUAL Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação e Relações Etnico-Raciais
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15297
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1703
    "inscrito_id" => 6037
    "titulo" => "A PRESENÇA DA LEI 10.639/2013 NA ESCOLA ATRAVÉS DO GÊNERO TEXTUAL ARTIGO DE OPINIÃO"
    "resumo" => "A ampliação do conhecimento da cultura afro-brasileira e africana deve ser proporcionada pelo ambiente escolar através de atividades que levem o aluno a entender que todos podem construir sua identidade, bem como, contribuir com a coletividade para um ambiente social mais harmonioso. É preciso mostrar aos alunos a importância da pessoa negra na nossa cultura, possibilitando uma reflexão da condição da pessoa negra como sujeito, cidadão construtor das histórias da sua nação (África) e da nossa nação (Brasil) e, principalmente, a fusão dessas culturas o que gera uma cultura grandiosa: a cultura afro-brasileira. Nessa proposição, os aportes teóricos utilizados serão os listados a seguir dentre outros que visem um diálogo com as práticas escolares condizentes com a Lei 10.639/03: Munanga, Chagas, Zenaide. Tomamos como corpus uma sequência didática sobre o gênero artigo de opinião, a ser desenvolvida em uma turma de segunda série do ensino médio, da modalidade regular de uma escola estadual, no município de Pilões, Paraíba.  A fim de levar ao conhecimento dos alunos as questões raciais que permeiam nossa sociedade serão utilizados diversos artigos de opinião que abordem a temática afro-brasileira em uma perspectiva positiva, valorizando a identidade da pessoa negra e da cultura que lhe é inerente. Serão observados, também, conceitos de estudiosos que enfocam a importância de se produzir bons textos para se fazer entender no ato comunicativo, tais como: Marcuschi, Koch, Rojo. As atividades desenvolvidas têm a intenção de levar os alunos a produzirem bons textos e, por conseguinte, melhorar o rendimento escolar desses estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação e Relações Etnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "LEI 10.639/2003, ARTIGO DE OPINIÃO, PRODUÇÃO TEXTUAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA9_ID6037_08092015023402.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENISE SOUTO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "DENISE PEREIRA"
    "autor_email" => "esinedsouto_@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15297
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1703
    "inscrito_id" => 6037
    "titulo" => "A PRESENÇA DA LEI 10.639/2013 NA ESCOLA ATRAVÉS DO GÊNERO TEXTUAL ARTIGO DE OPINIÃO"
    "resumo" => "A ampliação do conhecimento da cultura afro-brasileira e africana deve ser proporcionada pelo ambiente escolar através de atividades que levem o aluno a entender que todos podem construir sua identidade, bem como, contribuir com a coletividade para um ambiente social mais harmonioso. É preciso mostrar aos alunos a importância da pessoa negra na nossa cultura, possibilitando uma reflexão da condição da pessoa negra como sujeito, cidadão construtor das histórias da sua nação (África) e da nossa nação (Brasil) e, principalmente, a fusão dessas culturas o que gera uma cultura grandiosa: a cultura afro-brasileira. Nessa proposição, os aportes teóricos utilizados serão os listados a seguir dentre outros que visem um diálogo com as práticas escolares condizentes com a Lei 10.639/03: Munanga, Chagas, Zenaide. Tomamos como corpus uma sequência didática sobre o gênero artigo de opinião, a ser desenvolvida em uma turma de segunda série do ensino médio, da modalidade regular de uma escola estadual, no município de Pilões, Paraíba.  A fim de levar ao conhecimento dos alunos as questões raciais que permeiam nossa sociedade serão utilizados diversos artigos de opinião que abordem a temática afro-brasileira em uma perspectiva positiva, valorizando a identidade da pessoa negra e da cultura que lhe é inerente. Serão observados, também, conceitos de estudiosos que enfocam a importância de se produzir bons textos para se fazer entender no ato comunicativo, tais como: Marcuschi, Koch, Rojo. As atividades desenvolvidas têm a intenção de levar os alunos a produzirem bons textos e, por conseguinte, melhorar o rendimento escolar desses estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação e Relações Etnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "LEI 10.639/2003, ARTIGO DE OPINIÃO, PRODUÇÃO TEXTUAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA9_ID6037_08092015023402.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENISE SOUTO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "DENISE PEREIRA"
    "autor_email" => "esinedsouto_@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A ampliação do conhecimento da cultura afro-brasileira e africana deve ser proporcionada pelo ambiente escolar através de atividades que levem o aluno a entender que todos podem construir sua identidade, bem como, contribuir com a coletividade para um ambiente social mais harmonioso. É preciso mostrar aos alunos a importância da pessoa negra na nossa cultura, possibilitando uma reflexão da condição da pessoa negra como sujeito, cidadão construtor das histórias da sua nação (África) e da nossa nação (Brasil) e, principalmente, a fusão dessas culturas o que gera uma cultura grandiosa: a cultura afro-brasileira. Nessa proposição, os aportes teóricos utilizados serão os listados a seguir dentre outros que visem um diálogo com as práticas escolares condizentes com a Lei 10.639/03: Munanga, Chagas, Zenaide. Tomamos como corpus uma sequência didática sobre o gênero artigo de opinião, a ser desenvolvida em uma turma de segunda série do ensino médio, da modalidade regular de uma escola estadual, no município de Pilões, Paraíba. A fim de levar ao conhecimento dos alunos as questões raciais que permeiam nossa sociedade serão utilizados diversos artigos de opinião que abordem a temática afro-brasileira em uma perspectiva positiva, valorizando a identidade da pessoa negra e da cultura que lhe é inerente. Serão observados, também, conceitos de estudiosos que enfocam a importância de se produzir bons textos para se fazer entender no ato comunicativo, tais como: Marcuschi, Koch, Rojo. As atividades desenvolvidas têm a intenção de levar os alunos a produzirem bons textos e, por conseguinte, melhorar o rendimento escolar desses estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.