Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REVOLTA QUEBRA QUILOS: O ENSINO DE GRANDEZAS E UNIDADES FÍSICAS A PARTIR DE UM EPISÓDIO HISTÓRICO

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, INTERFACE SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL, REVOLTA QUEBRA QUILOS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de Ciências
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Nesta investigação, procuramos discutir as possíveis vantagens de um ensino de física contextualizado pela interface sócio-histórico-cultural. Para isso, desenvolvemos a proposta de Santos (2011), que aborda a temática de medidas e grandezas físicas por meio do episódio da Revolta de Quebra Quilos. A intervenção didática teve uma duração total de 03 horas-aula e ocorreu numa turma de segundo ano do ensino médio de uma escola estadual da Paraíba. O foco no trabalho em sala de aula revelou a necessidade de alguns ajustes no produto educacional implementado, tais como: modificação do número de aulas sugeridas; aperfeiçoamento da didática prevista para as aulas; e o enriquecimento do processo de avaliação. A revolta quebra quilos consistiu num manifesto popular contra leis promulgadas no segundo governo imperial brasileiro, que aumentavam a carga tributária a ser paga pelos feirantes e os obrigavam a trabalhar com um novo padrão de medidas para a época – o sistema métrico decimal francês. As atividades desenvolvidas em sala de aula seguiram a lógica dos momentos pedagógicos defendidos por Delizoicov (2005) - problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Acreditamos que a multidisciplinaridade desse estudo compreende principalmente aspectos de História, Filosofia e Geografia. Compreendemos também que por se tratar de um episódio ocorrido na região Nordeste, a contextualização do ensino assume contornos singulares, pois explora a cultura próxima dos estudantes envolvidos na intervenção com o intuito de realizar um estudo de conteúdos da Física. O desenvolvimento da presente investigação denota a viabilidade da contextualização sócio-histórico-cultural, no ensino de Física. Palavra-chave: Ensino de Física, Interface sócio-histórico-cultural, Revolta Quebra Quilos.

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