Este artigo, faz parte da pesquisa de mestrado intitulada “EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: impactos na escola de Educação Básica”, parte do entendimento de que a formação em nível superior em Educação a Distância dos professores precisa ser analisada na relação com os possíveis impactos na escola de Educação Básica. Portanto, a questão inicial da pesquisa é: existe relação entre a formação superior de professores e melhoria de qualidade da Educação nas escolas Básicas Rurais do Município do Conde? Para tanto, o objetivo geral é analisar os impactos da formação docente, na melhoria da qualidade do ensino nas escolas básicas rurais do município do Conde, estado da Paraíba. O trabalho caracteriza-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como base dados do Censo da Educação (INEP) o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), das escolas municipais. São sujeitos da pesquisa professores que estão no exercício da docência nas escolas rurais do município e concluíram a graduação pela UAB, no período de 2007 a 2012; a coordenação do Polo e a Secretaria de Educação do município. Os resultados da pesquisa indicam que a formação dos professores da educação básica em nível superior, sob a modalidade da EAD contribui para a formação, qualificação profissional e acompanhamento das inovações tecnológicas para a aprendizagem e consequente qualificação da prática pedagógica do professor.