GINCANA DA FÍSICA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO MÉDIO
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16117 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2623 "inscrito_id" => 1490 "titulo" => "GINCANA DA FÍSICA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O Ensino de Física no nível básico de ensino apresenta diversos desafios quando se pretende a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de conceitos. Muitos desses desafios giram em torno da busca pela abordagem correta, com estratégias didáticas e metodologias que permitam ao estudante a participação ativa nas aulas e consequentemente a condução a aprendizagem. Muitas são as abordagem possiveis para se alcançar aprendizagem de conceitos, que fogem as salas de aula comuns, sendo levadas a ambientes de diversão e espaços informais de educação, constituindo-se em atividades que apresentam carater lúdico. Esse tipo de atividade apresenta-se divertida e atraente ao estudante, pois utilizam como estratégias as brincadeiras, os jogos, as atividades artisticas entre outros. Diante disso, elaboramos uma proposta com o objetivo de discutir conceitos de Física, relacionados a conteúdos geralmente apresentados na primeira serie do ensino médio, a partir de atividades recreativas em uma gincana do conhecimento, observando as potencialidades da realização da atividade para a participação dos estudantes e para a discussão de diversos conceitos Físicos. Participarão da gincana três equipes compostas por estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola regular de Campina Grande – PB. A gincana contará com dez provas, sendo todas elas relacionadas à conceitos Físicos. Podemos destacar que a proposta foi, inicialmente, bem aceita pelos estudantes, por se tratar de uma atividade que os interessa e os estimulam a participar. Os estudante se mostram bastante entusiasmados com a elaboração das provas antecipadas, assim como, percebemos a melhoria do interesse nas aulas regulares de Física. Além disso, os bolsistas do projeto, professores em formação, conseguiram, a partir dos momentos de elaboração, conhecer, assim como propôr e discutir novas ideias para o ensino de Física, o que poderá auxiliar quando, de fato, estiverem em sala de aula. A proposta mostra-se bastante proveitosa, pois podemos perceber que ela pode alcançar nossas expectativas em relação ao envolvimento e a construção do conhecimento por todos os envolvidos no processo." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, ATIVIDADE LÚDICA, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID1490_09092015203453.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENALLY GONÇALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RENALLY GONÇALVE" "autor_email" => "renally.gs@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16117 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2623 "inscrito_id" => 1490 "titulo" => "GINCANA DA FÍSICA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O Ensino de Física no nível básico de ensino apresenta diversos desafios quando se pretende a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de conceitos. Muitos desses desafios giram em torno da busca pela abordagem correta, com estratégias didáticas e metodologias que permitam ao estudante a participação ativa nas aulas e consequentemente a condução a aprendizagem. Muitas são as abordagem possiveis para se alcançar aprendizagem de conceitos, que fogem as salas de aula comuns, sendo levadas a ambientes de diversão e espaços informais de educação, constituindo-se em atividades que apresentam carater lúdico. Esse tipo de atividade apresenta-se divertida e atraente ao estudante, pois utilizam como estratégias as brincadeiras, os jogos, as atividades artisticas entre outros. Diante disso, elaboramos uma proposta com o objetivo de discutir conceitos de Física, relacionados a conteúdos geralmente apresentados na primeira serie do ensino médio, a partir de atividades recreativas em uma gincana do conhecimento, observando as potencialidades da realização da atividade para a participação dos estudantes e para a discussão de diversos conceitos Físicos. Participarão da gincana três equipes compostas por estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola regular de Campina Grande – PB. A gincana contará com dez provas, sendo todas elas relacionadas à conceitos Físicos. Podemos destacar que a proposta foi, inicialmente, bem aceita pelos estudantes, por se tratar de uma atividade que os interessa e os estimulam a participar. Os estudante se mostram bastante entusiasmados com a elaboração das provas antecipadas, assim como, percebemos a melhoria do interesse nas aulas regulares de Física. Além disso, os bolsistas do projeto, professores em formação, conseguiram, a partir dos momentos de elaboração, conhecer, assim como propôr e discutir novas ideias para o ensino de Física, o que poderá auxiliar quando, de fato, estiverem em sala de aula. A proposta mostra-se bastante proveitosa, pois podemos perceber que ela pode alcançar nossas expectativas em relação ao envolvimento e a construção do conhecimento por todos os envolvidos no processo." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, ATIVIDADE LÚDICA, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID1490_09092015203453.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENALLY GONÇALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RENALLY GONÇALVE" "autor_email" => "renally.gs@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }