Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GINCANA DA FÍSICA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, ATIVIDADE LÚDICA, ENSINO MÉDIO Pôster (PO) / Poster Submission Ensino de Ciências
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16117
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2623
    "inscrito_id" => 1490
    "titulo" => "GINCANA DA FÍSICA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O Ensino de Física no nível básico de ensino apresenta diversos desafios quando se pretende a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de conceitos. Muitos desses desafios giram em torno da busca pela abordagem correta, com estratégias didáticas e metodologias que permitam ao estudante a participação ativa nas aulas e consequentemente a condução a aprendizagem. Muitas são as abordagem possiveis para se alcançar aprendizagem de conceitos, que fogem as salas de aula comuns, sendo levadas a ambientes de diversão e espaços informais de educação, constituindo-se em atividades que apresentam carater lúdico. Esse tipo de atividade apresenta-se  divertida e atraente ao estudante, pois utilizam como estratégias as brincadeiras, os jogos, as atividades artisticas entre outros. Diante disso, elaboramos uma proposta com o objetivo de discutir conceitos de Física, relacionados a conteúdos geralmente apresentados na primeira serie do ensino médio, a partir de atividades recreativas em uma gincana do conhecimento, observando as potencialidades da realização da atividade para a participação dos estudantes e para a discussão de diversos conceitos Físicos. Participarão da gincana três equipes compostas por estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola regular de Campina Grande – PB. A gincana contará com dez provas, sendo todas elas relacionadas à conceitos Físicos. Podemos destacar que a proposta foi, inicialmente, bem aceita pelos estudantes, por se tratar de uma atividade que os interessa e os estimulam a participar. Os estudante se mostram bastante entusiasmados com a elaboração das provas antecipadas, assim como, percebemos a melhoria do interesse nas aulas regulares de Física. Além disso, os bolsistas do projeto, professores em formação, conseguiram, a partir dos momentos de elaboração, conhecer, assim como propôr e discutir novas ideias para o ensino de Física, o que poderá auxiliar quando, de fato, estiverem em sala de aula. A proposta mostra-se bastante proveitosa, pois podemos perceber que ela pode alcançar nossas expectativas em relação ao envolvimento e a construção do conhecimento por todos os envolvidos no processo."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, ATIVIDADE LÚDICA, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID1490_09092015203453.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENALLY GONÇALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENALLY GONÇALVE"
    "autor_email" => "renally.gs@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16117
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2623
    "inscrito_id" => 1490
    "titulo" => "GINCANA DA FÍSICA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O Ensino de Física no nível básico de ensino apresenta diversos desafios quando se pretende a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de conceitos. Muitos desses desafios giram em torno da busca pela abordagem correta, com estratégias didáticas e metodologias que permitam ao estudante a participação ativa nas aulas e consequentemente a condução a aprendizagem. Muitas são as abordagem possiveis para se alcançar aprendizagem de conceitos, que fogem as salas de aula comuns, sendo levadas a ambientes de diversão e espaços informais de educação, constituindo-se em atividades que apresentam carater lúdico. Esse tipo de atividade apresenta-se  divertida e atraente ao estudante, pois utilizam como estratégias as brincadeiras, os jogos, as atividades artisticas entre outros. Diante disso, elaboramos uma proposta com o objetivo de discutir conceitos de Física, relacionados a conteúdos geralmente apresentados na primeira serie do ensino médio, a partir de atividades recreativas em uma gincana do conhecimento, observando as potencialidades da realização da atividade para a participação dos estudantes e para a discussão de diversos conceitos Físicos. Participarão da gincana três equipes compostas por estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola regular de Campina Grande – PB. A gincana contará com dez provas, sendo todas elas relacionadas à conceitos Físicos. Podemos destacar que a proposta foi, inicialmente, bem aceita pelos estudantes, por se tratar de uma atividade que os interessa e os estimulam a participar. Os estudante se mostram bastante entusiasmados com a elaboração das provas antecipadas, assim como, percebemos a melhoria do interesse nas aulas regulares de Física. Além disso, os bolsistas do projeto, professores em formação, conseguiram, a partir dos momentos de elaboração, conhecer, assim como propôr e discutir novas ideias para o ensino de Física, o que poderá auxiliar quando, de fato, estiverem em sala de aula. A proposta mostra-se bastante proveitosa, pois podemos perceber que ela pode alcançar nossas expectativas em relação ao envolvimento e a construção do conhecimento por todos os envolvidos no processo."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, ATIVIDADE LÚDICA, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID1490_09092015203453.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENALLY GONÇALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENALLY GONÇALVE"
    "autor_email" => "renally.gs@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O Ensino de Física no nível básico de ensino apresenta diversos desafios quando se pretende a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de conceitos. Muitos desses desafios giram em torno da busca pela abordagem correta, com estratégias didáticas e metodologias que permitam ao estudante a participação ativa nas aulas e consequentemente a condução a aprendizagem. Muitas são as abordagem possiveis para se alcançar aprendizagem de conceitos, que fogem as salas de aula comuns, sendo levadas a ambientes de diversão e espaços informais de educação, constituindo-se em atividades que apresentam carater lúdico. Esse tipo de atividade apresenta-se divertida e atraente ao estudante, pois utilizam como estratégias as brincadeiras, os jogos, as atividades artisticas entre outros. Diante disso, elaboramos uma proposta com o objetivo de discutir conceitos de Física, relacionados a conteúdos geralmente apresentados na primeira serie do ensino médio, a partir de atividades recreativas em uma gincana do conhecimento, observando as potencialidades da realização da atividade para a participação dos estudantes e para a discussão de diversos conceitos Físicos. Participarão da gincana três equipes compostas por estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola regular de Campina Grande – PB. A gincana contará com dez provas, sendo todas elas relacionadas à conceitos Físicos. Podemos destacar que a proposta foi, inicialmente, bem aceita pelos estudantes, por se tratar de uma atividade que os interessa e os estimulam a participar. Os estudante se mostram bastante entusiasmados com a elaboração das provas antecipadas, assim como, percebemos a melhoria do interesse nas aulas regulares de Física. Além disso, os bolsistas do projeto, professores em formação, conseguiram, a partir dos momentos de elaboração, conhecer, assim como propôr e discutir novas ideias para o ensino de Física, o que poderá auxiliar quando, de fato, estiverem em sala de aula. A proposta mostra-se bastante proveitosa, pois podemos perceber que ela pode alcançar nossas expectativas em relação ao envolvimento e a construção do conhecimento por todos os envolvidos no processo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.