O Ensino de Física no nível básico de ensino apresenta diversos desafios quando se pretende a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de conceitos. Muitos desses desafios giram em torno da busca pela abordagem correta, com estratégias didáticas e metodologias que permitam ao estudante a participação ativa nas aulas e consequentemente a condução a aprendizagem. Muitas são as abordagem possiveis para se alcançar aprendizagem de conceitos, que fogem as salas de aula comuns, sendo levadas a ambientes de diversão e espaços informais de educação, constituindo-se em atividades que apresentam carater lúdico. Esse tipo de atividade apresenta-se divertida e atraente ao estudante, pois utilizam como estratégias as brincadeiras, os jogos, as atividades artisticas entre outros. Diante disso, elaboramos uma proposta com o objetivo de discutir conceitos de Física, relacionados a conteúdos geralmente apresentados na primeira serie do ensino médio, a partir de atividades recreativas em uma gincana do conhecimento, observando as potencialidades da realização da atividade para a participação dos estudantes e para a discussão de diversos conceitos Físicos. Participarão da gincana três equipes compostas por estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola regular de Campina Grande – PB. A gincana contará com dez provas, sendo todas elas relacionadas à conceitos Físicos. Podemos destacar que a proposta foi, inicialmente, bem aceita pelos estudantes, por se tratar de uma atividade que os interessa e os estimulam a participar. Os estudante se mostram bastante entusiasmados com a elaboração das provas antecipadas, assim como, percebemos a melhoria do interesse nas aulas regulares de Física. Além disso, os bolsistas do projeto, professores em formação, conseguiram, a partir dos momentos de elaboração, conhecer, assim como propôr e discutir novas ideias para o ensino de Física, o que poderá auxiliar quando, de fato, estiverem em sala de aula. A proposta mostra-se bastante proveitosa, pois podemos perceber que ela pode alcançar nossas expectativas em relação ao envolvimento e a construção do conhecimento por todos os envolvidos no processo.