RESUMO
Este artigo foi desenvolvido e aplicado como uma proposta numa turma de Mestrado de Ciências e Educação Matemática (UEPB), na disciplina de Álgebra, no período 2015.1, teve como objetivo mostrar uma alternativa a mais de como as dificuldades do ensino de função podem ser minimizadas e até mesmo superadas, as mesmas decorem do não aprendizado do conteúdo, pois os alunos carregam suas dificuldades desde o ensino fundamental até o médio e quando chega ao ensino superior, e são solicitados de tais conhecimentos sobre o que é uma função, qual o comportamento do gráfico de uma determinada função, não sabem. Dessa forma, com o auxilio do software Geogebra acredito ser possível entender as variações do gráfico de uma função, variando os seus coeficientes e assim construir um conhecimento mais significativo para o aluno. Por fim acreditamos nesta metodologia como uma aproximação entre a teoria e a prática, sendo uma alternativa prazerosa capaz de tornar as aulas de Matemática mais atrativa e interessante, e possibilitando aos alunos um conhecimento mais interessante e contextualizado.
Palavras-chave: Geogebra, Função, Inclusão, Tecnologia.