Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GEOGEBRA: UMA FERRAMENTA INCLUSIVA E MOTIVADORA NO ENSINO DE FUNÇÕES.

Palavra-chaves: GEOGEBRA, FUNÇÃO, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Matemática
"2015-10-14 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16105
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 564
    "inscrito_id" => 3764
    "titulo" => "GEOGEBRA: UMA FERRAMENTA INCLUSIVA E MOTIVADORA NO ENSINO DE FUNÇÕES."
    "resumo" => """
      RESUMO \r\n
      \r\n
      \r\n
      Este artigo foi desenvolvido e aplicado como uma proposta numa turma de Mestrado de Ciências e Educação Matemática (UEPB), na disciplina de Álgebra, no período 2015.1, teve como objetivo mostrar uma alternativa a mais de como as dificuldades do ensino de função podem ser minimizadas e até mesmo superadas, as mesmas decorem do não aprendizado do conteúdo, pois os alunos carregam suas dificuldades desde o ensino fundamental até o médio e quando chega ao ensino superior, e são solicitados de tais conhecimentos sobre o que é uma função, qual o comportamento do gráfico de uma determinada função, não sabem. Dessa forma, com o auxilio do software Geogebra acredito ser possível entender as variações do gráfico de uma função, variando os seus coeficientes e assim construir um conhecimento mais significativo para o aluno. Por fim acreditamos nesta metodologia como uma aproximação entre a teoria e a prática, sendo uma alternativa prazerosa capaz de tornar as aulas de Matemática mais atrativa e interessante, e possibilitando aos alunos um conhecimento mais interessante e contextualizado. \t\r\n
      Palavras-chave: Geogebra, Função, Inclusão, Tecnologia.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "GEOGEBRA, FUNÇÃO, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID3764_14082015095200.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AILTON DINIZ DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "AILTON"
    "autor_email" => "ailton_diniz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16105
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 564
    "inscrito_id" => 3764
    "titulo" => "GEOGEBRA: UMA FERRAMENTA INCLUSIVA E MOTIVADORA NO ENSINO DE FUNÇÕES."
    "resumo" => """
      RESUMO \r\n
      \r\n
      \r\n
      Este artigo foi desenvolvido e aplicado como uma proposta numa turma de Mestrado de Ciências e Educação Matemática (UEPB), na disciplina de Álgebra, no período 2015.1, teve como objetivo mostrar uma alternativa a mais de como as dificuldades do ensino de função podem ser minimizadas e até mesmo superadas, as mesmas decorem do não aprendizado do conteúdo, pois os alunos carregam suas dificuldades desde o ensino fundamental até o médio e quando chega ao ensino superior, e são solicitados de tais conhecimentos sobre o que é uma função, qual o comportamento do gráfico de uma determinada função, não sabem. Dessa forma, com o auxilio do software Geogebra acredito ser possível entender as variações do gráfico de uma função, variando os seus coeficientes e assim construir um conhecimento mais significativo para o aluno. Por fim acreditamos nesta metodologia como uma aproximação entre a teoria e a prática, sendo uma alternativa prazerosa capaz de tornar as aulas de Matemática mais atrativa e interessante, e possibilitando aos alunos um conhecimento mais interessante e contextualizado. \t\r\n
      Palavras-chave: Geogebra, Função, Inclusão, Tecnologia.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "GEOGEBRA, FUNÇÃO, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID3764_14082015095200.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AILTON DINIZ DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "AILTON"
    "autor_email" => "ailton_diniz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

RESUMO Este artigo foi desenvolvido e aplicado como uma proposta numa turma de Mestrado de Ciências e Educação Matemática (UEPB), na disciplina de Álgebra, no período 2015.1, teve como objetivo mostrar uma alternativa a mais de como as dificuldades do ensino de função podem ser minimizadas e até mesmo superadas, as mesmas decorem do não aprendizado do conteúdo, pois os alunos carregam suas dificuldades desde o ensino fundamental até o médio e quando chega ao ensino superior, e são solicitados de tais conhecimentos sobre o que é uma função, qual o comportamento do gráfico de uma determinada função, não sabem. Dessa forma, com o auxilio do software Geogebra acredito ser possível entender as variações do gráfico de uma função, variando os seus coeficientes e assim construir um conhecimento mais significativo para o aluno. Por fim acreditamos nesta metodologia como uma aproximação entre a teoria e a prática, sendo uma alternativa prazerosa capaz de tornar as aulas de Matemática mais atrativa e interessante, e possibilitando aos alunos um conhecimento mais interessante e contextualizado. Palavras-chave: Geogebra, Função, Inclusão, Tecnologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.