Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DOS INTÉRPRETES EDUCACIONAIS DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E SUA POLIVALÊNCIA

Palavra-chaves: INTÉRPRETE FORMAÇÃO CONTINUADA, ALUNO SURDO, INCLUSÃO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15160
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 235
    "inscrito_id" => 4384
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DOS INTÉRPRETES EDUCACIONAIS DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E SUA POLIVALÊNCIA"
    "resumo" => "Esta pesquisa aborda sobre a importância da formação dos intérpretes educacionais de Libras e sua polivalência. O objetivo geral é analisar a percepção desses profissionais que atuam na cidade de Caruaru-PE, sobre os aspectos da polivalência na sua atividade profissional, e desta identificar as dificuldades encontradas na sua atuação, quais os mecanismos desenvolvidos por eles para superar estas dificuldades e analisar a importância da sua formação para se trabalhar de forma polivalente. Foi realizado um estudo descritivo, exploratório, empregando a abordagem qualitativa e para obter as informações, optamos pelo questionário semiestruturado, que foi enviado para 40 intérpretes educacionais, porém, obtivemos apenas a resposta de 21. Os dados evidenciaram que o intérprete educacional não está preparado para trabalhar de forma polivalente, pois precisa de uma formação mais adequada e especifica. Enfim, apesar de haver alguma formação entre os participantes da pesquisa, é claro que suas formações ainda não estão voltadas, de fato, para a sua atuação como intérpretes dentro do âmbito educacional. Conclui-se que o papel do intérprete no contexto educacional inclusivo é importantíssimo para os surdos, porque é através deste profissional que podemos destacar a relevância e contribuição que ele traz no processo de ensino/aprendizagem destes alunos, fazendo com que esse processo ocorra de forma mais eficaz e segura, é importante que estes profissionais se unam para requerer e enviar propostas de formação e capacitação mais específicas dentro da área de atuação de acordo com cada disciplina ou área, e enviar para o poder executivo Municipal e Estadual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "INTÉRPRETE FORMAÇÃO CONTINUADA, ALUNO SURDO, INCLUSÃO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID4384_17072015232716.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIELMA KARLA DE VASCONCELOS RÊGO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIELMA RÊGO"
    "autor_email" => "lulibras@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO EFICAZ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15160
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 235
    "inscrito_id" => 4384
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DOS INTÉRPRETES EDUCACIONAIS DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E SUA POLIVALÊNCIA"
    "resumo" => "Esta pesquisa aborda sobre a importância da formação dos intérpretes educacionais de Libras e sua polivalência. O objetivo geral é analisar a percepção desses profissionais que atuam na cidade de Caruaru-PE, sobre os aspectos da polivalência na sua atividade profissional, e desta identificar as dificuldades encontradas na sua atuação, quais os mecanismos desenvolvidos por eles para superar estas dificuldades e analisar a importância da sua formação para se trabalhar de forma polivalente. Foi realizado um estudo descritivo, exploratório, empregando a abordagem qualitativa e para obter as informações, optamos pelo questionário semiestruturado, que foi enviado para 40 intérpretes educacionais, porém, obtivemos apenas a resposta de 21. Os dados evidenciaram que o intérprete educacional não está preparado para trabalhar de forma polivalente, pois precisa de uma formação mais adequada e especifica. Enfim, apesar de haver alguma formação entre os participantes da pesquisa, é claro que suas formações ainda não estão voltadas, de fato, para a sua atuação como intérpretes dentro do âmbito educacional. Conclui-se que o papel do intérprete no contexto educacional inclusivo é importantíssimo para os surdos, porque é através deste profissional que podemos destacar a relevância e contribuição que ele traz no processo de ensino/aprendizagem destes alunos, fazendo com que esse processo ocorra de forma mais eficaz e segura, é importante que estes profissionais se unam para requerer e enviar propostas de formação e capacitação mais específicas dentro da área de atuação de acordo com cada disciplina ou área, e enviar para o poder executivo Municipal e Estadual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "INTÉRPRETE FORMAÇÃO CONTINUADA, ALUNO SURDO, INCLUSÃO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID4384_17072015232716.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIELMA KARLA DE VASCONCELOS RÊGO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIELMA RÊGO"
    "autor_email" => "lulibras@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO EFICAZ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Esta pesquisa aborda sobre a importância da formação dos intérpretes educacionais de Libras e sua polivalência. O objetivo geral é analisar a percepção desses profissionais que atuam na cidade de Caruaru-PE, sobre os aspectos da polivalência na sua atividade profissional, e desta identificar as dificuldades encontradas na sua atuação, quais os mecanismos desenvolvidos por eles para superar estas dificuldades e analisar a importância da sua formação para se trabalhar de forma polivalente. Foi realizado um estudo descritivo, exploratório, empregando a abordagem qualitativa e para obter as informações, optamos pelo questionário semiestruturado, que foi enviado para 40 intérpretes educacionais, porém, obtivemos apenas a resposta de 21. Os dados evidenciaram que o intérprete educacional não está preparado para trabalhar de forma polivalente, pois precisa de uma formação mais adequada e especifica. Enfim, apesar de haver alguma formação entre os participantes da pesquisa, é claro que suas formações ainda não estão voltadas, de fato, para a sua atuação como intérpretes dentro do âmbito educacional. Conclui-se que o papel do intérprete no contexto educacional inclusivo é importantíssimo para os surdos, porque é através deste profissional que podemos destacar a relevância e contribuição que ele traz no processo de ensino/aprendizagem destes alunos, fazendo com que esse processo ocorra de forma mais eficaz e segura, é importante que estes profissionais se unam para requerer e enviar propostas de formação e capacitação mais específicas dentro da área de atuação de acordo com cada disciplina ou área, e enviar para o poder executivo Municipal e Estadual.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.