Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HISTÓRIA EM QUADRINHOS FACILITANDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE QUIMÍCA

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, QUADRINHOS, QUÍMICA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de Ciências
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16131
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 905
    "inscrito_id" => 3954
    "titulo" => "HISTÓRIA EM QUADRINHOS FACILITANDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE QUIMÍCA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo utilizar formas alternativas de estratégias para apresenta os conceitos de química ministrados na sala de aula, fazendo uso das tirinhas que é uma forma reduzida das histórias em quadrinhos. Durante algum tempo as tirinhas não era aceita como forma de ensino, mas como o passar do tempo ficou evidente que esta forma auxiliava o aluno a ter uma compreensão melhor do conteúdo como também instigava a sua criatividade. Após a apresentação dos conceitos químicos foi solicitados aos alunos que criassem tirinhas de forma criativa utilizando os conteúdos de química e o seu cotidiano com a criatividade de cada um.  O aluno é incentivado a ler e trabalha de forma interdisciplinar com os professores de outras áreas, já que depois das tirinhas feitas por eles passou pelas professoras de português, inglês e espanhol para correção e tradução dos quadrinhos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, QUADRINHOS, QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID3954_18082015145223.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADENILZA SILVA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ADENILZA"
    "autor_email" => "adenilzabarra@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16131
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 905
    "inscrito_id" => 3954
    "titulo" => "HISTÓRIA EM QUADRINHOS FACILITANDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE QUIMÍCA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo utilizar formas alternativas de estratégias para apresenta os conceitos de química ministrados na sala de aula, fazendo uso das tirinhas que é uma forma reduzida das histórias em quadrinhos. Durante algum tempo as tirinhas não era aceita como forma de ensino, mas como o passar do tempo ficou evidente que esta forma auxiliava o aluno a ter uma compreensão melhor do conteúdo como também instigava a sua criatividade. Após a apresentação dos conceitos químicos foi solicitados aos alunos que criassem tirinhas de forma criativa utilizando os conteúdos de química e o seu cotidiano com a criatividade de cada um.  O aluno é incentivado a ler e trabalha de forma interdisciplinar com os professores de outras áreas, já que depois das tirinhas feitas por eles passou pelas professoras de português, inglês e espanhol para correção e tradução dos quadrinhos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, QUADRINHOS, QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID3954_18082015145223.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADENILZA SILVA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ADENILZA"
    "autor_email" => "adenilzabarra@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este trabalho tem como objetivo utilizar formas alternativas de estratégias para apresenta os conceitos de química ministrados na sala de aula, fazendo uso das tirinhas que é uma forma reduzida das histórias em quadrinhos. Durante algum tempo as tirinhas não era aceita como forma de ensino, mas como o passar do tempo ficou evidente que esta forma auxiliava o aluno a ter uma compreensão melhor do conteúdo como também instigava a sua criatividade. Após a apresentação dos conceitos químicos foi solicitados aos alunos que criassem tirinhas de forma criativa utilizando os conteúdos de química e o seu cotidiano com a criatividade de cada um. O aluno é incentivado a ler e trabalha de forma interdisciplinar com os professores de outras áreas, já que depois das tirinhas feitas por eles passou pelas professoras de português, inglês e espanhol para correção e tradução dos quadrinhos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.