Este trabalho procura discutir, refletir, a violência de gênero na sala de aula, tendo em vista que a violência de gênero é algo recorrente em nossa sociedade sendo um agente causador de graves danos que comprometem a vida da mulher. Apesar das incessantes lutas ao longo do tempo por isonomia de direitos e muitas conquistas alcançadas ainda vivenciamos muitas desigualdades no tocante ao tratamento dado as mulheres em relação aos homens pela sociedade seja na vida profissional ou pessoal elas sentem o peso dos estigmas e toda sorte de preconceitos. Para Nadine Gasman, porta-voz da ONU mulheres no Brasil “A violência contra mulheres é uma construção social, resultado da desigualdade de força nas relações de poder entre homens e mulheres. É criada nas relações sociais e reproduzida pela sociedade”. A violência de gênero ocorre todos os dias e em todos os países e o Brasil não está longe dessa realidade e diariamente mulheres de todas as classes sociais, idade, etnias, crenças, religião ou ideologias são submetidas a algum tipo de violência que atinge todas as estratificações sociais das mais variadas formas. Atualmente mesmo com os aparatos legais e com o apoio de entidades e ONGs comprometidas com o combate e a erradicação da violência de gênero, os índices de violência ainda apresentam números bastante preocupantes. De acordo com o Mapa da violência (2010), nos últimos trinta anos decorridos entre 1980 e 2010 foram assassinadas no país acima de 92 mil, 43,7 mil só na última década. O número de mortes nesse período passou de 1.353 para 4.465, que representa um aumento de 230%, mais que triplicando o quantitativo de mulheres vítimas de assassinato no país. Com base nesse contexto social surgiu a necessidade de trazer esse tema para dentro da sala de aula objetivando fazer uma discussão, uma reflexão na escola com os alunos do ensino médio acerca do grave problema social e cultural: o fenômeno da violência de gênero. O trabalho foi oportunizado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UFCG/2015 (Subprojeto/Sociologia) com duas turmas do ensino médio o 1º ano Administração III e o 1º ano secretariado II da Escola Estadual de Ensino médio e profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida no município de Campina Grande-PB. Foram realizadas discussões, atividades, leitura de artigos e rodas de conversas com alunos, fundamentas pelas seguintes obras: A violência de MICHAUD, Yves, Gênero, patriarcalismo e violência de autoria de SAFFIOTI, Heleieth, e o Mapa da Violência: de WAISELFISZ, Júlio Jacobo. Além dos dispositivos legais Lei Nº 11.340/2006 e Lei Nº 13.104/2015. Concluimos que a violência de gênero é uma construção social e ela ocorre cotidianamente e precisa ser debatida, discutida e trabalhada na escola. Sem dúvidas a educação tem um papel importante para o enfrentamento desse problema uma vez que ela se inscreve no campo da cultura. E os textos, e atividades escritas pelos alunos, os debates, os relatos, os depoimentos, as rodas de conversas que foram realizadas com os alunos demonstraram a importância do debate, para esclarecimentos, prevenção e desconstrução da cultura da violência de gênero na sociedade.
Palavra-chave: Violência, gênero, escola.