Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS

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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Os modelos de ligações químicas não são absolutos, ao contrário, são construções de outra ordem de realidade, de um mundo infinitamente pequeno, que só podemos compreender com o uso de teorias que se modificam com o desenvolvimento da ciência. A partir das teorias analisadas, podemos refletir sobre qual modelo de ligação devemos ensinar a nossos estudantes no nível médio, de modo que seja compatível com o modelo atômico adotado e com as explicações que pretendemos desenvolver a partir desses modelos. Este trabalho visa utilizar recursos didático-pedagógicos como representações computacionais e vídeos como forma de representar em forma de imagens os modelos atômicos e de ligações químicas. Para isso foram produzidas situações de aprendizagem que visam colocar estudantes em contato com o tema aborda para a identificação dos conceitos prévios dos estudantes. Foi desenvolvido um minicurso visando à transposição de algumas visões distorcidas apresentadas pelos estudantes em turmas do 1º ano do ensino médio de uma Escola Estadual da cidade de Campina Grande – PB. Após a intervenção observou-se que os estudantes apresentaram um desenvolvimento satisfatório em suas respostas a respeito de alguns conceitos quânticos que serão indispensáveis para um bom entendimento dos conhecimentos científicos sobre a temática das ligações químicas.

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