Os modelos de ligações químicas não são absolutos, ao contrário, são construções de outra ordem de realidade, de um mundo infinitamente pequeno, que só podemos compreender com o uso de teorias que se modificam com o desenvolvimento da ciência. A partir das teorias analisadas, podemos refletir sobre qual modelo de ligação devemos ensinar a nossos estudantes no nível médio, de modo que seja compatível com o modelo atômico adotado e com as explicações que pretendemos desenvolver a partir desses modelos. Este trabalho visa utilizar recursos didático-pedagógicos como representações computacionais e vídeos como forma de representar em forma de imagens os modelos atômicos e de ligações químicas. Para isso foram produzidas situações de aprendizagem que visam colocar estudantes em contato com o tema aborda para a identificação dos conceitos prévios dos estudantes. Foi desenvolvido um minicurso visando à transposição de algumas visões distorcidas apresentadas pelos estudantes em turmas do 1º ano do ensino médio de uma Escola Estadual da cidade de Campina Grande – PB. Após a intervenção observou-se que os estudantes apresentaram um desenvolvimento satisfatório em suas respostas a respeito de alguns conceitos quânticos que serão indispensáveis para um bom entendimento dos conhecimentos científicos sobre a temática das ligações químicas.