SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16958 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1084 "inscrito_id" => 6263 "titulo" => "SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS" "resumo" => "Os modelos de ligações químicas não são absolutos, ao contrário, são construções de outra ordem de realidade, de um mundo infinitamente pequeno, que só podemos compreender com o uso de teorias que se modificam com o desenvolvimento da ciência. A partir das teorias analisadas, podemos refletir sobre qual modelo de ligação devemos ensinar a nossos estudantes no nível médio, de modo que seja compatível com o modelo atômico adotado e com as explicações que pretendemos desenvolver a partir desses modelos. Este trabalho visa utilizar recursos didático-pedagógicos como representações computacionais e vídeos como forma de representar em forma de imagens os modelos atômicos e de ligações químicas. Para isso foram produzidas situações de aprendizagem que visam colocar estudantes em contato com o tema aborda para a identificação dos conceitos prévios dos estudantes. Foi desenvolvido um minicurso visando à transposição de algumas visões distorcidas apresentadas pelos estudantes em turmas do 1º ano do ensino médio de uma Escola Estadual da cidade de Campina Grande – PB. Após a intervenção observou-se que os estudantes apresentaram um desenvolvimento satisfatório em suas respostas a respeito de alguns conceitos quânticos que serão indispensáveis para um bom entendimento dos conhecimentos científicos sobre a temática das ligações químicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "LIGAÇÕES QUÍMICAS, SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID6263_27082015182233.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTUR TORRES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ARTUR TORRES" "autor_email" => "arturdesume@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16958 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1084 "inscrito_id" => 6263 "titulo" => "SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS" "resumo" => "Os modelos de ligações químicas não são absolutos, ao contrário, são construções de outra ordem de realidade, de um mundo infinitamente pequeno, que só podemos compreender com o uso de teorias que se modificam com o desenvolvimento da ciência. A partir das teorias analisadas, podemos refletir sobre qual modelo de ligação devemos ensinar a nossos estudantes no nível médio, de modo que seja compatível com o modelo atômico adotado e com as explicações que pretendemos desenvolver a partir desses modelos. Este trabalho visa utilizar recursos didático-pedagógicos como representações computacionais e vídeos como forma de representar em forma de imagens os modelos atômicos e de ligações químicas. Para isso foram produzidas situações de aprendizagem que visam colocar estudantes em contato com o tema aborda para a identificação dos conceitos prévios dos estudantes. Foi desenvolvido um minicurso visando à transposição de algumas visões distorcidas apresentadas pelos estudantes em turmas do 1º ano do ensino médio de uma Escola Estadual da cidade de Campina Grande – PB. Após a intervenção observou-se que os estudantes apresentaram um desenvolvimento satisfatório em suas respostas a respeito de alguns conceitos quânticos que serão indispensáveis para um bom entendimento dos conhecimentos científicos sobre a temática das ligações químicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "LIGAÇÕES QUÍMICAS, SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID6263_27082015182233.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTUR TORRES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ARTUR TORRES" "autor_email" => "arturdesume@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }