UMA REFLEXÃO DO ESPAÇO DE VIVÊNCIA DOS ALUNOS A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17065 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 861 "inscrito_id" => 3294 "titulo" => "UMA REFLEXÃO DO ESPAÇO DE VIVÊNCIA DOS ALUNOS A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "O presente trabalho trata-se de uma reflexão do Estágio Supervisionado em Geografia II, realizado na turma de 6º ano do ensino fundamental II, da Escola de Ensino Fundamental e Normal Pe. José de Anchieta, na cidade de Santa Helena - PB. Levando em consideração as transformações que estão ocorrendo referentes ao ensino de geografia atual, o estágio é o espaço que nos proporciona refletir nosso futuro espaço de atuação, onde podemos analisar importantes questões que envolvem professores, alunos, comunidade escolar, e também a universidade, produzindo diferente saberes, entre eles, o sentido da profissão. A temática escolhida para o desenvolvimento desse estágio foi “A cidade e o campo”. Com o objetivo de promover uma análise do espaço de vivência dos alunos, proporcionando a compreensão das especificidades desses espaços, considerando conceitos constituídos pelos alunos de suas próprias análises e experiências. Com o intuito de envolver os alunos na temática trabalhada, propomos uma metodologia que partiu de aulas expositivas-dialogadas, com o uso de imagens e desenhos para facilitar a compreensão e interação com a temática trabalhada. Dessa forma, esse trabalho proporcionou uma experiência de suma importância no exercício de pensar a prática pedagógica numa perspectiva transformadora, foi possível perceber que a partir de uma proposta planejada e uma ação reflexiva, é possível intervir na realidade encontrada, a fim de proporcionar resultados eficazes no processo de ensino e aprendizagem de geografia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ESPAÇO DE VIVÊNCIA, ENSINO DE GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID3294_17082015163017.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL CORREIA PARNAIBA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL CORREIA" "autor_email" => "raquelparnaiba@hotmail.co" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17065 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 861 "inscrito_id" => 3294 "titulo" => "UMA REFLEXÃO DO ESPAÇO DE VIVÊNCIA DOS ALUNOS A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "O presente trabalho trata-se de uma reflexão do Estágio Supervisionado em Geografia II, realizado na turma de 6º ano do ensino fundamental II, da Escola de Ensino Fundamental e Normal Pe. José de Anchieta, na cidade de Santa Helena - PB. Levando em consideração as transformações que estão ocorrendo referentes ao ensino de geografia atual, o estágio é o espaço que nos proporciona refletir nosso futuro espaço de atuação, onde podemos analisar importantes questões que envolvem professores, alunos, comunidade escolar, e também a universidade, produzindo diferente saberes, entre eles, o sentido da profissão. A temática escolhida para o desenvolvimento desse estágio foi “A cidade e o campo”. Com o objetivo de promover uma análise do espaço de vivência dos alunos, proporcionando a compreensão das especificidades desses espaços, considerando conceitos constituídos pelos alunos de suas próprias análises e experiências. Com o intuito de envolver os alunos na temática trabalhada, propomos uma metodologia que partiu de aulas expositivas-dialogadas, com o uso de imagens e desenhos para facilitar a compreensão e interação com a temática trabalhada. Dessa forma, esse trabalho proporcionou uma experiência de suma importância no exercício de pensar a prática pedagógica numa perspectiva transformadora, foi possível perceber que a partir de uma proposta planejada e uma ação reflexiva, é possível intervir na realidade encontrada, a fim de proporcionar resultados eficazes no processo de ensino e aprendizagem de geografia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ESPAÇO DE VIVÊNCIA, ENSINO DE GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID3294_17082015163017.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL CORREIA PARNAIBA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL CORREIA" "autor_email" => "raquelparnaiba@hotmail.co" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }