O trabalho apresenta uma análise da matriz curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de três Instituições Públicas de Ensino Superior dos Estados da Paraíba e Pernambuco, tendo como referências as legislações que regem a educação brasileira. Analisamos seis cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, no olhar das matrizes curriculares, dos fluxogramas de cada instituição e outros documentos publicados em nível nacional, levando-se em consideração os componentes curriculares e suas respectivas cargas horárias, que são requisitos obrigatórios para a obtenção do grau de licenciado. Através dos resultados obtidos, percebemos que os cursos estão buscando efetuar suas respectivas adequações, pois apresentam incoerências, variando as cargas horárias e as disciplinas tanto nas universidades federais como nas estaduais, através da compactação de disciplinas, com a redução do tempo de horas-aula, ou a eliminação de algumas disciplinas, para o ganho em quantidade de informações com outras. Estas confluências e ou divergências proporcionam uma perda significativa na qualidade dos conhecimentos fundamentais para a formação do profissional docente. Constata-se, na UFPB um índice inferior no que concernem as disciplinas pedagógicas quando comparadas às das outras IES, e a suposta deficiência na formação dos seus futuros profissionais. Essa análise contribuiu para uma possível reformulação da matriz curricular e a possibilidade de melhorar a qualidade da formação dos egressos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Campus I, da UFPB.
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