Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPB

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, COMPONENTES CURRICULARES, LICENCIATURA, INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16071
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 523
    "inscrito_id" => 4385
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPB"
    "resumo" => """
      O trabalho apresenta uma análise da matriz curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de três Instituições Públicas de Ensino Superior dos Estados da Paraíba e Pernambuco, tendo como referências as legislações que regem a educação brasileira. Analisamos seis cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, no olhar das matrizes curriculares, dos fluxogramas de cada instituição e outros documentos publicados em nível nacional, levando-se em consideração os componentes curriculares e suas respectivas cargas horárias, que são requisitos obrigatórios para a obtenção do grau de licenciado. Através dos resultados obtidos, percebemos que os cursos estão buscando efetuar suas respectivas adequações, pois apresentam incoerências, variando as cargas horárias e as disciplinas tanto nas universidades federais como nas estaduais, através da compactação de disciplinas, com a redução do tempo de horas-aula, ou a eliminação de algumas disciplinas, para o ganho em quantidade de informações com outras. Estas confluências e ou divergências proporcionam uma perda significativa na qualidade dos conhecimentos fundamentais para a formação do profissional docente. Constata-se, na UFPB um índice inferior no que concernem as disciplinas pedagógicas quando comparadas às das outras IES, e a suposta deficiência na formação dos seus futuros profissionais. Essa análise contribuiu para uma possível reformulação da matriz curricular e a possibilidade de melhorar a qualidade da formação dos egressos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Campus I, da UFPB.\r\n
      .
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, COMPONENTES CURRICULARES, LICENCIATURA, INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID4385_13082015111013.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARA LEITE SIMÕES"
    "autor_nome_curto" => "MARA SIMÕES"
    "autor_email" => "mara.lsimoes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16071
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 523
    "inscrito_id" => 4385
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPB"
    "resumo" => """
      O trabalho apresenta uma análise da matriz curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de três Instituições Públicas de Ensino Superior dos Estados da Paraíba e Pernambuco, tendo como referências as legislações que regem a educação brasileira. Analisamos seis cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, no olhar das matrizes curriculares, dos fluxogramas de cada instituição e outros documentos publicados em nível nacional, levando-se em consideração os componentes curriculares e suas respectivas cargas horárias, que são requisitos obrigatórios para a obtenção do grau de licenciado. Através dos resultados obtidos, percebemos que os cursos estão buscando efetuar suas respectivas adequações, pois apresentam incoerências, variando as cargas horárias e as disciplinas tanto nas universidades federais como nas estaduais, através da compactação de disciplinas, com a redução do tempo de horas-aula, ou a eliminação de algumas disciplinas, para o ganho em quantidade de informações com outras. Estas confluências e ou divergências proporcionam uma perda significativa na qualidade dos conhecimentos fundamentais para a formação do profissional docente. Constata-se, na UFPB um índice inferior no que concernem as disciplinas pedagógicas quando comparadas às das outras IES, e a suposta deficiência na formação dos seus futuros profissionais. Essa análise contribuiu para uma possível reformulação da matriz curricular e a possibilidade de melhorar a qualidade da formação dos egressos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Campus I, da UFPB.\r\n
      .
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, COMPONENTES CURRICULARES, LICENCIATURA, INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID4385_13082015111013.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARA LEITE SIMÕES"
    "autor_nome_curto" => "MARA SIMÕES"
    "autor_email" => "mara.lsimoes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O trabalho apresenta uma análise da matriz curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de três Instituições Públicas de Ensino Superior dos Estados da Paraíba e Pernambuco, tendo como referências as legislações que regem a educação brasileira. Analisamos seis cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, no olhar das matrizes curriculares, dos fluxogramas de cada instituição e outros documentos publicados em nível nacional, levando-se em consideração os componentes curriculares e suas respectivas cargas horárias, que são requisitos obrigatórios para a obtenção do grau de licenciado. Através dos resultados obtidos, percebemos que os cursos estão buscando efetuar suas respectivas adequações, pois apresentam incoerências, variando as cargas horárias e as disciplinas tanto nas universidades federais como nas estaduais, através da compactação de disciplinas, com a redução do tempo de horas-aula, ou a eliminação de algumas disciplinas, para o ganho em quantidade de informações com outras. Estas confluências e ou divergências proporcionam uma perda significativa na qualidade dos conhecimentos fundamentais para a formação do profissional docente. Constata-se, na UFPB um índice inferior no que concernem as disciplinas pedagógicas quando comparadas às das outras IES, e a suposta deficiência na formação dos seus futuros profissionais. Essa análise contribuiu para uma possível reformulação da matriz curricular e a possibilidade de melhorar a qualidade da formação dos egressos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Campus I, da UFPB. .

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.