Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DOCENTE: A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: FORMAÇãO DOCENTE, PIBID, PRÁTICA DE ENSINO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16069
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1130
    "inscrito_id" => 528
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O referido trabalho consiste na descrição das contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência a (PIBID) para a formação docente, vivenciadas em uma escola pública do agreste paraibano. Para a consolidação da presente pesquisa, delimitamos como campo de estudo, a escola professor José Soares de Carvalho, situada no bairro da Primavera em Guarabira. Diante da necessidade eminente na sociedade por melhorias na educação pública, este programa possibilita os graduandos de licenciaturas vivenciarem o espaço escolar de modo que, a experiência seja mais ampla que o estágio, mais participativa e efetiva conforme a sua inserção nas escolas públicas. O presente estudo caracteriza-se como um estudo de campo, utilizando procedimentos descritivos e exploratórios mediante a observação participante em atividades experimentais. A partir da experiência no PIBID no ensino de Geografia, buscando a renovação da prática de ensino naquele ambiente escolar, foram atribuídas atividades escolares relacionadas ao conteúdo curricular, de modo que, o cotidiano dos alunos foi intensificado na sala de aula, agregando os recursos providos dos avanços tecnológicos. Como sujeitos de nossa pesquisa, atribuímos experimentos no campo em duas turmas pré-concluintes do ensino médio, especificamente, as turmas do 3º “E” e 3º “H” no turno vespertino da escola supracitada. Nesse contexto emerge o objetivo do respectivo estudo, refletir as contribuições do PIBID para a formação docente, sobretudo o processo de ensino e aprendizagem em Geografia. Para consolidação do respectivo trabalho, se apoiando em alguns autores, desenvolvemos alguns experimentos a fim de fomentar a reflexão em torno do PIBID."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇãO DOCENTE, PIBID, PRÁTICA DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID528_30082015144341.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLENILSON DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CLENILSON"
    "autor_email" => "klenilson2008@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16069
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1130
    "inscrito_id" => 528
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O referido trabalho consiste na descrição das contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência a (PIBID) para a formação docente, vivenciadas em uma escola pública do agreste paraibano. Para a consolidação da presente pesquisa, delimitamos como campo de estudo, a escola professor José Soares de Carvalho, situada no bairro da Primavera em Guarabira. Diante da necessidade eminente na sociedade por melhorias na educação pública, este programa possibilita os graduandos de licenciaturas vivenciarem o espaço escolar de modo que, a experiência seja mais ampla que o estágio, mais participativa e efetiva conforme a sua inserção nas escolas públicas. O presente estudo caracteriza-se como um estudo de campo, utilizando procedimentos descritivos e exploratórios mediante a observação participante em atividades experimentais. A partir da experiência no PIBID no ensino de Geografia, buscando a renovação da prática de ensino naquele ambiente escolar, foram atribuídas atividades escolares relacionadas ao conteúdo curricular, de modo que, o cotidiano dos alunos foi intensificado na sala de aula, agregando os recursos providos dos avanços tecnológicos. Como sujeitos de nossa pesquisa, atribuímos experimentos no campo em duas turmas pré-concluintes do ensino médio, especificamente, as turmas do 3º “E” e 3º “H” no turno vespertino da escola supracitada. Nesse contexto emerge o objetivo do respectivo estudo, refletir as contribuições do PIBID para a formação docente, sobretudo o processo de ensino e aprendizagem em Geografia. Para consolidação do respectivo trabalho, se apoiando em alguns autores, desenvolvemos alguns experimentos a fim de fomentar a reflexão em torno do PIBID."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇãO DOCENTE, PIBID, PRÁTICA DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID528_30082015144341.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLENILSON DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CLENILSON"
    "autor_email" => "klenilson2008@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O referido trabalho consiste na descrição das contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência a (PIBID) para a formação docente, vivenciadas em uma escola pública do agreste paraibano. Para a consolidação da presente pesquisa, delimitamos como campo de estudo, a escola professor José Soares de Carvalho, situada no bairro da Primavera em Guarabira. Diante da necessidade eminente na sociedade por melhorias na educação pública, este programa possibilita os graduandos de licenciaturas vivenciarem o espaço escolar de modo que, a experiência seja mais ampla que o estágio, mais participativa e efetiva conforme a sua inserção nas escolas públicas. O presente estudo caracteriza-se como um estudo de campo, utilizando procedimentos descritivos e exploratórios mediante a observação participante em atividades experimentais. A partir da experiência no PIBID no ensino de Geografia, buscando a renovação da prática de ensino naquele ambiente escolar, foram atribuídas atividades escolares relacionadas ao conteúdo curricular, de modo que, o cotidiano dos alunos foi intensificado na sala de aula, agregando os recursos providos dos avanços tecnológicos. Como sujeitos de nossa pesquisa, atribuímos experimentos no campo em duas turmas pré-concluintes do ensino médio, especificamente, as turmas do 3º “E” e 3º “H” no turno vespertino da escola supracitada. Nesse contexto emerge o objetivo do respectivo estudo, refletir as contribuições do PIBID para a formação docente, sobretudo o processo de ensino e aprendizagem em Geografia. Para consolidação do respectivo trabalho, se apoiando em alguns autores, desenvolvemos alguns experimentos a fim de fomentar a reflexão em torno do PIBID.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.