ARAUJO, Adenildo Texeira De et al.. Arte e matemática: uma combinação que dá certo. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/15481>. Acesso em: 23/11/2024 23:10
A criatividade em desenvolver metodologias que respondam as necessidades imediatas dos alunos por parte de alguns professores não estão surtindo efeitos, ou precisam de alguns ajustes para um melhor funcionamento. Este artigo relata uma experiência com alunos da terceira série do Ensino Médio, com o auxílio da arte, em particular, Arte linear, para entender alguns conceitos matemáticos, tais como: áreas, perímetros, plano cartesiano, dentre outros por meio da Modelagem Matemática. Portanto, este artigo tem o objetivo de mostrar que práticas inovadoras podem melhorar não só o interesse dos alunos pela Matemática como também tornar os conceitos mais concretos e não tão abstratos para os mesmos e que os incentivem a procurar um sentido para si e para a sociedade onde ele vive. Este artigo oferece ainda embasamento teórico aos professores do Ensino Básico, pois foi construído mediante pesquisa bibliográfica que os ajudará a construir caminhos que facilitem o ensino da Matemática, aponta ainda que a Matemática não é uma ciência pronta e acabada, que ainda há muito que fazer para melhorar as práticas metodológicas de muitos docentes.