O presente trabalho foi gerado por meio das vivências por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência–PIBID do curso de Pedagogia campus IV, junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Gerbasi, na turma do maternal no turno da tarde, localizada na cidade de Rio Tinto-PB. A ação teve como objetivo trabalhar o lúdico por meio de oficinas, tendo como objetivos destacar e observar o espaço da escola; refletindo e analisando as contribuições do PIBD para a comunidade escolar. A nossa participação no PIBID vem a contribuir tanto no desenvolvimento das crianças como também na formação profissional e pessoal. Foram alcançados metas e valores, a partir da interação e o respeito com o outro e, metas de aprendizagens como o desenvolvimento da fala e da coordenação motora. Nesse trabalho abordamos concepções sobre a importância do lúcido e as suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem das crianças do maternal da Escola Municipal Prefeito Gerbasi, sendo a base teórica, o Referencial Curricular Nacional Para Educação Infantil/RCNEI (BRASIL, 1998). Proporcionando uma visão do brincar em uma forma diferenciada, em que a criança em seu processo de crescimento tende a imitar a realidade e associá-la a imaginação. O processo de alfabetização e aprendizagem está relacionado às ações que envolvem a formação acadêmica em que os resultados são significativos contribuindo para a nossa prática como futuros docentes. O PIBID vem a possibilitar a reflexão, interação e vivência de ações não só na docência, mas também a inter-relação teoria/prática.
Palavras-chaves: Educação Infantil, Aprendizagem, Valores, Formação Docente.