Os cursos de licenciatura para elevarem a formação dos licenciandos na construção da prática docente reflexiva, apresentam em seus projetos pedagógicos a execução do Estágio Supervisionado II que segue com a observação das ações educativas que ocorrem nas aulas de Ciências. Assim, esse construto investigativo objetiva relatar as observações realizadas durante o estágio supervisionado II no ensino de Ciências, estabelecendo uma discussão sobre as ações educativas desenvolvidas, tendo como base o ensino-aprendizagem dessa disciplina para/com os alunos. Portanto, esse estudo se torna justificável por demonstrar a importância de conhecer a realidade educativa da sala ao qual irá se desencadear a regência e que é determinante na construção do comportamento como futuro professor (a) no ensino de Ciências. Para tanto, a metodologia usada foi o estudo de caso, que teve como foco o de relatar os fatos como se sucederam e proporcionar conhecimento acerca do fenômeno observado que se pautaram em dez observações em uma turma do 7º ano de uma escola pública da cidade de Macau/RN. O advento das observações acompanhou o transcorrer da temática “reinos”. Nas primeiras aulas, a docente usou da exposição oral para abordar o início do conteúdo. Essa estratégia a coloca no centro do processo de ensino-aprendizagem sem promover uma discussão entre o que é repassado com a realidade dos alunos. Para a aula seguinte foi passado um trabalho em grupo e que visava a apresentação de um reino por meio de cartazes, porém o conteúdo era lido através de um papel e os alunos não expressavam suas opiniões do que estava sendo retratado. A professora, por sua vez apenas elogiou os cartazes mais organizados, mas não incentivou a autonomia dos alunos ao expor o que haviam compreendido do trabalho, o que deixou de ser uma oportunidade de sanar as dúvidas. Na aula subsequente, a docente resolveu apresentar todos os reinos novamente e recorreu da escrita no quadro, essa estratégia é notoriamente falha, pois levou muito tempo para o término e acabou não sobrando espaço para as explanações, o que dificulta o estudo sobre os reinos, principalmente, pois a maioria envolve conceitos abstratos e é perceptível que os alunos não “curtem” muito esse tipo de aula e, muitos desistem de prestar atenção e escrever no caderno antes mesmo da professora terminar de copiar no quadro. Isso demonstra a deficiência no sentido de planejamento, já que com o mesmo, poder ia-se prever ações e condições, racionalizar tempo e meios. A docente utilizou também uma atividade com questões conceituais, ao qual exigia do aluno apenas a habilidade de memorização, o que torna o conteúdo dissociado do contexto social e da capacidade cognitiva dos alunos. Contudo, a ação educativa desenvolvida durante o ensino de Ciências, nesse contexto educacional, está enquadrada nos moldes da educação tradicional, pois não há o envolvimento da educação para a cidadania, ou seja, os discentes deixam de aprender com a disciplina a relação dos conteúdos estudados com a construção de uma visão crítica diante as inúmeras situações vivenciadas no dia a dia.