CONHECIMENTOS ÉTNICO-RACIAIS DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (CCA).
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15648 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 183 "inscrito_id" => 2826 "titulo" => "CONHECIMENTOS ÉTNICO-RACIAIS DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (CCA)." "resumo" => "A história do Brasil é marcada por muitos acontecimentos e lutas em busca de melhores condições de vida para as classes menos favorecidas. Após muitos anos em busca do reconhecimento histórico na construção de nosso país, a comunidade negra começou a alcançar este reconhecimento: trata-se da Lei 10.639/03 que complementa a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96, na obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas instituições de ensino. A base teórica da pesquisa foi FELIPE et al (2010); Daxenberger e Sá Sobrinho (2014); SILVA, et al, (2011); JESUS (2011); TEIXEIRA (2009). Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação, a qual foi realizada durante o período de estudos na graduação de estudantes de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, no campus II, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na cidade de Areia. Este período de estudos, especificamente, se deu durante a disciplina oferecida como obrigatória na matriz curricular, sob nome de “Educação para Relações Étnico-raciais”, com carga horária de 60 horas. Foram 57 participantes, os quais deveriam ter estudo sobre a temática em debate, pois todos frequentaram a educação básica durante os primeiros doze anos de implementação da Lei 10.630/03. Os questionários semiestruturado, a observação participante e registros de dados de observação foram os instrumentos de pesquisa. O objetivo de pesquisa foi analisar o nível de conhecimento dos participantes sobre as Relações Étnico-raciais durante sua formação na educação básica e como vem sendo trabalhado os conteúdos propostos pela Lei 10.639/03." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação e Relações Etnico-Raciais" "palavra_chave" => "AFRODESCENDENTES, CURRÍCULO ESCOLAR, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA9_ID2826_01072015085446.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WASHINGTON ANTONIO PEREIRA DE FRANÇA" "autor_nome_curto" => "WASHINGTONFRANÇA" "autor_email" => "washington.92p@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - CCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15648 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 183 "inscrito_id" => 2826 "titulo" => "CONHECIMENTOS ÉTNICO-RACIAIS DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (CCA)." "resumo" => "A história do Brasil é marcada por muitos acontecimentos e lutas em busca de melhores condições de vida para as classes menos favorecidas. Após muitos anos em busca do reconhecimento histórico na construção de nosso país, a comunidade negra começou a alcançar este reconhecimento: trata-se da Lei 10.639/03 que complementa a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96, na obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas instituições de ensino. A base teórica da pesquisa foi FELIPE et al (2010); Daxenberger e Sá Sobrinho (2014); SILVA, et al, (2011); JESUS (2011); TEIXEIRA (2009). Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação, a qual foi realizada durante o período de estudos na graduação de estudantes de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, no campus II, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na cidade de Areia. Este período de estudos, especificamente, se deu durante a disciplina oferecida como obrigatória na matriz curricular, sob nome de “Educação para Relações Étnico-raciais”, com carga horária de 60 horas. Foram 57 participantes, os quais deveriam ter estudo sobre a temática em debate, pois todos frequentaram a educação básica durante os primeiros doze anos de implementação da Lei 10.630/03. Os questionários semiestruturado, a observação participante e registros de dados de observação foram os instrumentos de pesquisa. O objetivo de pesquisa foi analisar o nível de conhecimento dos participantes sobre as Relações Étnico-raciais durante sua formação na educação básica e como vem sendo trabalhado os conteúdos propostos pela Lei 10.639/03." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação e Relações Etnico-Raciais" "palavra_chave" => "AFRODESCENDENTES, CURRÍCULO ESCOLAR, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA9_ID2826_01072015085446.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WASHINGTON ANTONIO PEREIRA DE FRANÇA" "autor_nome_curto" => "WASHINGTONFRANÇA" "autor_email" => "washington.92p@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - CCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }