Este ensaio traz as reflexões de uma pesquisa desenvolvida no Centro Acadêmico do Agreste – CAA, da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE que trouxe como problema: Quais as aproximações e os distanciamentos entre as Diretrizes Curriculares Nacionais- DCNP para formação do(a) Pedagogo(a) e as DCN para formação do(a) Professor(a) da Educação Básica e como estas diretrizes se contextualizam? Partimos da idéia de que as IES são campos de formação que possuem lógicas institucionais próprias que possibilitam um processo de refração-retradução (BOURDIEU,2004) dos modelos de formação e das políticas nacionais para a formação de professores. Encontramos em ambos cursos, algo novo em seus currículos para a formação docente: a formação para a atuação em espaços não-escolares como os Movimentos Sociais.Ambas guardam limites e potencialidades, contradições e avanços em relação às definições formativas. Atestando de forma fundamentada que o processo de refração-retradução dá-se dentro dos limites e possibilidades, resistências e criatividade de cada IES em seus reais contextos e especificidades.