Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE MATEMÁTICA: TEORIA E PRÁTICA DE FATO CONCRETIZADAS

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOMETRIA, CONTEXTUALIZAÇÃO, ATIVIDADES PRÁTICAS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Matemática
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15955
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 887
    "inscrito_id" => 5141
    "titulo" => "ENSINO DE MATEMÁTICA: TEORIA E PRÁTICA DE FATO CONCRETIZADAS"
    "resumo" => "Neste trabalho será apresentada uma proposta de ensino aplicada como projeto de intervenção, resultante da prática de sala de aula desenvolvida no Estágio Supervisionado III, no período de 26 de março a 15 de abril de 2015.  A aplicação foi realizada na turma do 8º ano “A”, da Escola Estadual de Coité das Pinhas, Igaci-AL.  A proposta consiste no Ensino de Geometria a partir de uma estratégia metodológica de ensino que coloca o aluno como um ser ativo no centro do processo de ensino e aprendizagem e, por meio da contextualização,  possibilita a compreensão da matemática como uma ferramenta que permite a resolução de problemas cotidianos. Notou-se que a proposta metodológica adotada apresentou-se para os alunos como um elemento motivador no processo de ensino e aprendizagem da matemática e possibilitou o desenvolvimento de habilidades até então não adquiridas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOMETRIA, CONTEXTUALIZAÇÃO, ATIVIDADES PRÁTICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID5141_17082015223653.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LINDINÊS COLETA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LINDINÊS COLETA"
    "autor_email" => "lindinescoleta@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15955
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 887
    "inscrito_id" => 5141
    "titulo" => "ENSINO DE MATEMÁTICA: TEORIA E PRÁTICA DE FATO CONCRETIZADAS"
    "resumo" => "Neste trabalho será apresentada uma proposta de ensino aplicada como projeto de intervenção, resultante da prática de sala de aula desenvolvida no Estágio Supervisionado III, no período de 26 de março a 15 de abril de 2015.  A aplicação foi realizada na turma do 8º ano “A”, da Escola Estadual de Coité das Pinhas, Igaci-AL.  A proposta consiste no Ensino de Geometria a partir de uma estratégia metodológica de ensino que coloca o aluno como um ser ativo no centro do processo de ensino e aprendizagem e, por meio da contextualização,  possibilita a compreensão da matemática como uma ferramenta que permite a resolução de problemas cotidianos. Notou-se que a proposta metodológica adotada apresentou-se para os alunos como um elemento motivador no processo de ensino e aprendizagem da matemática e possibilitou o desenvolvimento de habilidades até então não adquiridas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOMETRIA, CONTEXTUALIZAÇÃO, ATIVIDADES PRÁTICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID5141_17082015223653.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LINDINÊS COLETA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LINDINÊS COLETA"
    "autor_email" => "lindinescoleta@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Neste trabalho será apresentada uma proposta de ensino aplicada como projeto de intervenção, resultante da prática de sala de aula desenvolvida no Estágio Supervisionado III, no período de 26 de março a 15 de abril de 2015. A aplicação foi realizada na turma do 8º ano “A”, da Escola Estadual de Coité das Pinhas, Igaci-AL. A proposta consiste no Ensino de Geometria a partir de uma estratégia metodológica de ensino que coloca o aluno como um ser ativo no centro do processo de ensino e aprendizagem e, por meio da contextualização, possibilita a compreensão da matemática como uma ferramenta que permite a resolução de problemas cotidianos. Notou-se que a proposta metodológica adotada apresentou-se para os alunos como um elemento motivador no processo de ensino e aprendizagem da matemática e possibilitou o desenvolvimento de habilidades até então não adquiridas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.