Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ATUAÇÃO DO PROFESSOR-TÉCNICO DA GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO EM PERNAMBUCO: DIFICULDADES NA IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: PROFESSOR-TÉCNICO, GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, DIFICULDADES DE ATUAÇÃO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Didática, Currículo e Política Educacional
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15036
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1486
    "inscrito_id" => 6209
    "titulo" => "A ATUAÇÃO DO PROFESSOR-TÉCNICO DA GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO EM PERNAMBUCO: DIFICULDADES NA IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Observando-se estruturas de uma gestão educacional, vamos detectar a existência de várias funções, tanto em nível de sistema como em nível de alguns órgãos, instituições, para a realização do trabalho educativo. Entre essas funções, na realidade da gestão na Secretaria de Educação em Pernambuco encontra-se a função do professor-técnico que atua no espaço das Gerências Regionais de Educação e na sede da Secretaria de Educação. Este artigo tem como finalidade contribuir para uma reflexão acerca da atuação desse profissional, uma vez que nesse estado vem se vivenciando certas dificuldades na formação das equipes composta por esses profissionais, provocadas, talvez, por duas razões: a primeira por falta de uma política de valorização do trabalho desse profissional. E a segunda decorrente desta primeira que tem desestimulado o interesse, a vontade de professores em assumirem a referida função. Nesse sentido, é primordial a revisitação, pela secretaria de educação do aludido estado, da atuação desse profissional, valorização e melhoria das condições de seu trabalho, iniciando por implementar incentivos que estimulem outros professores a se candidatarem em processo de seleção interna para a formação ou complementação de equipes de professores-técnicos com formações específicas para implementação e acompanhamento, com intervenção técnica, das políticas educacionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR-TÉCNICO, GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, DIFICULDADES DE ATUAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID6209_06092015235028.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RILVA JOSÉ PEREIRA UCHÔA CAVALCANTI"
    "autor_nome_curto" => "RILVA UCHÔA"
    "autor_email" => "rjpuc@terra.com.br"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15036
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1486
    "inscrito_id" => 6209
    "titulo" => "A ATUAÇÃO DO PROFESSOR-TÉCNICO DA GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO EM PERNAMBUCO: DIFICULDADES NA IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Observando-se estruturas de uma gestão educacional, vamos detectar a existência de várias funções, tanto em nível de sistema como em nível de alguns órgãos, instituições, para a realização do trabalho educativo. Entre essas funções, na realidade da gestão na Secretaria de Educação em Pernambuco encontra-se a função do professor-técnico que atua no espaço das Gerências Regionais de Educação e na sede da Secretaria de Educação. Este artigo tem como finalidade contribuir para uma reflexão acerca da atuação desse profissional, uma vez que nesse estado vem se vivenciando certas dificuldades na formação das equipes composta por esses profissionais, provocadas, talvez, por duas razões: a primeira por falta de uma política de valorização do trabalho desse profissional. E a segunda decorrente desta primeira que tem desestimulado o interesse, a vontade de professores em assumirem a referida função. Nesse sentido, é primordial a revisitação, pela secretaria de educação do aludido estado, da atuação desse profissional, valorização e melhoria das condições de seu trabalho, iniciando por implementar incentivos que estimulem outros professores a se candidatarem em processo de seleção interna para a formação ou complementação de equipes de professores-técnicos com formações específicas para implementação e acompanhamento, com intervenção técnica, das políticas educacionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR-TÉCNICO, GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, DIFICULDADES DE ATUAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID6209_06092015235028.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RILVA JOSÉ PEREIRA UCHÔA CAVALCANTI"
    "autor_nome_curto" => "RILVA UCHÔA"
    "autor_email" => "rjpuc@terra.com.br"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Observando-se estruturas de uma gestão educacional, vamos detectar a existência de várias funções, tanto em nível de sistema como em nível de alguns órgãos, instituições, para a realização do trabalho educativo. Entre essas funções, na realidade da gestão na Secretaria de Educação em Pernambuco encontra-se a função do professor-técnico que atua no espaço das Gerências Regionais de Educação e na sede da Secretaria de Educação. Este artigo tem como finalidade contribuir para uma reflexão acerca da atuação desse profissional, uma vez que nesse estado vem se vivenciando certas dificuldades na formação das equipes composta por esses profissionais, provocadas, talvez, por duas razões: a primeira por falta de uma política de valorização do trabalho desse profissional. E a segunda decorrente desta primeira que tem desestimulado o interesse, a vontade de professores em assumirem a referida função. Nesse sentido, é primordial a revisitação, pela secretaria de educação do aludido estado, da atuação desse profissional, valorização e melhoria das condições de seu trabalho, iniciando por implementar incentivos que estimulem outros professores a se candidatarem em processo de seleção interna para a formação ou complementação de equipes de professores-técnicos com formações específicas para implementação e acompanhamento, com intervenção técnica, das políticas educacionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.