Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE GRAMÁTICA: CONCEPÇÕES DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS

Palavra-chaves: GRAMÁTICA, ENSINO, METALINGUAGEM, PORTUGUÊS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de língua portuguesa
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15947
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 309
    "inscrito_id" => 2653
    "titulo" => "ENSINO DE GRAMÁTICA: CONCEPÇÕES DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS"
    "resumo" => "Este trabalho trata sobre a influência que o ensino gramatical possui nas aulas de português, bem como dos problemas advindos de práticas guiadas por uma postura pedagógico-prescritiva. Isso porque, tendo em vista a imensa divulgação de teorias acerca da linguagem e do ensino de português nas escolas, ainda se observam nas aulas de língua materna atividades metalinguísticas que não contribuem em nada para a construção de um sujeito ativo linguisticamente. Assim, busca-se compreender qual a concepção que o professor de língua portuguesa possui atualmente sobre o que seja gramática, qual a sua importância e como ele concebe o seu ensino em sala de aula. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo, através da aplicação de um questionário para 68 professores do município de Itapipoca, Ceará, na tentativa de compreender quais opiniões os docentes de língua possuem hoje a respeito da gramática e do seu ensino. Verificou-se que grande parte dos professores defende o ensino de gramática, apesar de serem conscientes de que este ensino deve ser contextualizado. Essa consciência, porém, não impede que a maior parte dos professores entrevistados realizem atividades em que o ensino de gramática seja efetuado de maneira metalinguística, o que prejudica o desenvolvimento do aluno para ser um conhecedor de sua própria linguagem, utilizando-a com eficiência nas diversas situações do cotidiano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "GRAMÁTICA, ENSINO, METALINGUAGEM, PORTUGUÊS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID2653_30072015145010.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO RAFAEL MOTA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL MOTA"
    "autor_email" => "rafael.motta@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE KURIUS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15947
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 309
    "inscrito_id" => 2653
    "titulo" => "ENSINO DE GRAMÁTICA: CONCEPÇÕES DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS"
    "resumo" => "Este trabalho trata sobre a influência que o ensino gramatical possui nas aulas de português, bem como dos problemas advindos de práticas guiadas por uma postura pedagógico-prescritiva. Isso porque, tendo em vista a imensa divulgação de teorias acerca da linguagem e do ensino de português nas escolas, ainda se observam nas aulas de língua materna atividades metalinguísticas que não contribuem em nada para a construção de um sujeito ativo linguisticamente. Assim, busca-se compreender qual a concepção que o professor de língua portuguesa possui atualmente sobre o que seja gramática, qual a sua importância e como ele concebe o seu ensino em sala de aula. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo, através da aplicação de um questionário para 68 professores do município de Itapipoca, Ceará, na tentativa de compreender quais opiniões os docentes de língua possuem hoje a respeito da gramática e do seu ensino. Verificou-se que grande parte dos professores defende o ensino de gramática, apesar de serem conscientes de que este ensino deve ser contextualizado. Essa consciência, porém, não impede que a maior parte dos professores entrevistados realizem atividades em que o ensino de gramática seja efetuado de maneira metalinguística, o que prejudica o desenvolvimento do aluno para ser um conhecedor de sua própria linguagem, utilizando-a com eficiência nas diversas situações do cotidiano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "GRAMÁTICA, ENSINO, METALINGUAGEM, PORTUGUÊS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID2653_30072015145010.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO RAFAEL MOTA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL MOTA"
    "autor_email" => "rafael.motta@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE KURIUS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este trabalho trata sobre a influência que o ensino gramatical possui nas aulas de português, bem como dos problemas advindos de práticas guiadas por uma postura pedagógico-prescritiva. Isso porque, tendo em vista a imensa divulgação de teorias acerca da linguagem e do ensino de português nas escolas, ainda se observam nas aulas de língua materna atividades metalinguísticas que não contribuem em nada para a construção de um sujeito ativo linguisticamente. Assim, busca-se compreender qual a concepção que o professor de língua portuguesa possui atualmente sobre o que seja gramática, qual a sua importância e como ele concebe o seu ensino em sala de aula. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo, através da aplicação de um questionário para 68 professores do município de Itapipoca, Ceará, na tentativa de compreender quais opiniões os docentes de língua possuem hoje a respeito da gramática e do seu ensino. Verificou-se que grande parte dos professores defende o ensino de gramática, apesar de serem conscientes de que este ensino deve ser contextualizado. Essa consciência, porém, não impede que a maior parte dos professores entrevistados realizem atividades em que o ensino de gramática seja efetuado de maneira metalinguística, o que prejudica o desenvolvimento do aluno para ser um conhecedor de sua própria linguagem, utilizando-a com eficiência nas diversas situações do cotidiano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.