SOUSA, Francisco Rafael Mota De. Ensino de gramática: concepções do professor de português. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/15947>. Acesso em: 05/11/2024 18:09
Este trabalho trata sobre a influência que o ensino gramatical possui nas aulas de português, bem como dos problemas advindos de práticas guiadas por uma postura pedagógico-prescritiva. Isso porque, tendo em vista a imensa divulgação de teorias acerca da linguagem e do ensino de português nas escolas, ainda se observam nas aulas de língua materna atividades metalinguísticas que não contribuem em nada para a construção de um sujeito ativo linguisticamente. Assim, busca-se compreender qual a concepção que o professor de língua portuguesa possui atualmente sobre o que seja gramática, qual a sua importância e como ele concebe o seu ensino em sala de aula. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo, através da aplicação de um questionário para 68 professores do município de Itapipoca, Ceará, na tentativa de compreender quais opiniões os docentes de língua possuem hoje a respeito da gramática e do seu ensino. Verificou-se que grande parte dos professores defende o ensino de gramática, apesar de serem conscientes de que este ensino deve ser contextualizado. Essa consciência, porém, não impede que a maior parte dos professores entrevistados realizem atividades em que o ensino de gramática seja efetuado de maneira metalinguística, o que prejudica o desenvolvimento do aluno para ser um conhecedor de sua própria linguagem, utilizando-a com eficiência nas diversas situações do cotidiano.