A análise da importância da monitoria foi realizada, em uma escola publica da cidade de Parnaíba, nos meses de abril a junho de 2015, envolvendo alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, visando auxiliar nas tarefas escolares, como forma positiva na escola e também na experiência aos futuros docentes da área de ensino de ciências, tentando tornar o mais próximo da realidade do seu âmbito de trabalho. O PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, tem como principal objetivo proporcionar aos alunos do ensino básico melhorar a aprendizagem e novas formas de ensino para melhor compreensão, tornando assim uma vivencia entre alunos e bolsistas. Nos encontros de monitoria foi possível tirar dúvidas e ampliar os conteúdos abordados durante as aulas de ciências. Foi possível verificar, também, o baixo nível de compreensão da escrita e da leitura. Antes o exposto, concluiu-se que esse programa Institucional vem contribuindo para: maior conhecimento da realidade nas escolas públicas e da carreira docente; melhoria da formação dos licenciados com base nos pressupostos teórico-práticos da carreira docente; melhoria no aprendizado dos alunos; incentivando os alunos a persistir nos estudos e melhorando os resultados do desempenho nas avaliações.