RODRIGUES, Daniela Fernandes et al.. Ensinar: uma ação docente reflexiva. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/15938>. Acesso em: 21/11/2024 14:27
É notório que a nossa vida é um somatório das experiências vivenciadas através das interações com os nossos pares. No cenário educacional não poderia ser divergente, haja vista que o eu profissional é indivisível do eu pessoal. Objetivamos refletir sobre o ensino numa perspectiva reflexiva, descrever as características do ato de ensinar e explicitar o que consolida uma educação problematizadora, que de acordo com FREIRE (2011) exige consciência e inserção crítica na realidade e através do diálogo romper com a contradição na relação educador-educando. Pois somos reconhecedores das recíprocas contribuições entre os processos de ensino/aprendizagem dentro do âmbito escolar, que configuram-se em aspectos indispensáveis para o trabalho pedagógico. Portanto, o trabalho em questão trata-se de uma revisão bibliográfica, cujo delineamento consubstanciou-se teoricamente em autores como: Gadotti (1996), Garcia (2011), Freire (2011), Morin (2012),Romão (2011) e Tardif (2013), porque apresentam reflexões as quais comungamos. Nesta perspectiva, elucidamos que ensinar é uma prática educativa revolucionária, que exige do professor o rompimento com paradigmas inoperantes, assumir-se enquanto sujeito construtor da sua trajetória pessoal e profissional e não como mero expectador. E assim, por meio da dialogicidade, juntamente com o alunado romper com a educação bancária e trabalhar com uma educação problematizadora, que é uma prática desafiadora com necessidade diária de compromisso e disposição para na cotidianidade ultrapassar o imobilismo advindo do bancarismo, para uma postura revolucionária. Porém, acreditamos que a educação necessita indubitavelmente possibilitar: autonomia perante o discurso ideológico e ideologizado, desenvolvimento humano e construção ou ampliação de uma visão crítica e comprometida.