ENSINAR: UMA AÇÃO DOCENTE REFLEXIVA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15938 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1763 "inscrito_id" => 4407 "titulo" => "ENSINAR: UMA AÇÃO DOCENTE REFLEXIVA" "resumo" => "É notório que a nossa vida é um somatório das experiências vivenciadas através das interações com os nossos pares. No cenário educacional não poderia ser divergente, haja vista que o eu profissional é indivisível do eu pessoal. Objetivamos refletir sobre o ensino numa perspectiva reflexiva, descrever as características do ato de ensinar e explicitar o que consolida uma educação problematizadora, que de acordo com FREIRE (2011) exige consciência e inserção crítica na realidade e através do diálogo romper com a contradição na relação educador-educando. Pois somos reconhecedores das recíprocas contribuições entre os processos de ensino/aprendizagem dentro do âmbito escolar, que configuram-se em aspectos indispensáveis para o trabalho pedagógico. Portanto, o trabalho em questão trata-se de uma revisão bibliográfica, cujo delineamento consubstanciou-se teoricamente em autores como: Gadotti (1996), Garcia (2011), Freire (2011), Morin (2012),Romão (2011) e Tardif (2013), porque apresentam reflexões as quais comungamos. Nesta perspectiva, elucidamos que ensinar é uma prática educativa revolucionária, que exige do professor o rompimento com paradigmas inoperantes, assumir-se enquanto sujeito construtor da sua trajetória pessoal e profissional e não como mero expectador. E assim, por meio da dialogicidade, juntamente com o alunado romper com a educação bancária e trabalhar com uma educação problematizadora, que é uma prática desafiadora com necessidade diária de compromisso e disposição para na cotidianidade ultrapassar o imobilismo advindo do bancarismo, para uma postura revolucionária. Porém, acreditamos que a educação necessita indubitavelmente possibilitar: autonomia perante o discurso ideológico e ideologizado, desenvolvimento humano e construção ou ampliação de uma visão crítica e comprometida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "ENSINAR, EDUCAÇÃO, REFLEXÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA6_ID4407_08092015105352.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA FERNANDES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "DANIELA" "autor_email" => "dani.daniela87@gmail.com" "autor_ies" => "MAIE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15938 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1763 "inscrito_id" => 4407 "titulo" => "ENSINAR: UMA AÇÃO DOCENTE REFLEXIVA" "resumo" => "É notório que a nossa vida é um somatório das experiências vivenciadas através das interações com os nossos pares. No cenário educacional não poderia ser divergente, haja vista que o eu profissional é indivisível do eu pessoal. Objetivamos refletir sobre o ensino numa perspectiva reflexiva, descrever as características do ato de ensinar e explicitar o que consolida uma educação problematizadora, que de acordo com FREIRE (2011) exige consciência e inserção crítica na realidade e através do diálogo romper com a contradição na relação educador-educando. Pois somos reconhecedores das recíprocas contribuições entre os processos de ensino/aprendizagem dentro do âmbito escolar, que configuram-se em aspectos indispensáveis para o trabalho pedagógico. Portanto, o trabalho em questão trata-se de uma revisão bibliográfica, cujo delineamento consubstanciou-se teoricamente em autores como: Gadotti (1996), Garcia (2011), Freire (2011), Morin (2012),Romão (2011) e Tardif (2013), porque apresentam reflexões as quais comungamos. Nesta perspectiva, elucidamos que ensinar é uma prática educativa revolucionária, que exige do professor o rompimento com paradigmas inoperantes, assumir-se enquanto sujeito construtor da sua trajetória pessoal e profissional e não como mero expectador. E assim, por meio da dialogicidade, juntamente com o alunado romper com a educação bancária e trabalhar com uma educação problematizadora, que é uma prática desafiadora com necessidade diária de compromisso e disposição para na cotidianidade ultrapassar o imobilismo advindo do bancarismo, para uma postura revolucionária. Porém, acreditamos que a educação necessita indubitavelmente possibilitar: autonomia perante o discurso ideológico e ideologizado, desenvolvimento humano e construção ou ampliação de uma visão crítica e comprometida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "ENSINAR, EDUCAÇÃO, REFLEXÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA6_ID4407_08092015105352.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA FERNANDES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "DANIELA" "autor_email" => "dani.daniela87@gmail.com" "autor_ies" => "MAIE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }