O ser humano desde seu nascimento está envolto no processo de educação, primeiro no ambiente familiar e depois na escola, onde precisa de muita atenção, carinho e afeto para viver em processo contínuo e harmônico de socialização e aprendizagem. A educação escolar proporciona elementos que ajudam a criança na construção da sua personalidade. No processo de interação com o professor, com outras crianças, com palavras e gestos carinhosos pertinentes ao ambiente escolar, a criança cria laços de afetividades, importantes para constituição das relações sociais, o que é significativo para sua a convivência em sociedade.Partimos do pressuposto de que educação com a afetividade gera aprendizagem por estarem estreitamente interligadas, pois contêm várias dimensões afetivas, cognitivas, motoras e psicológicas que contribuem para a formação do ser humano. Nosso objetivo na presente pesquisa, foi o de, apontar o conhecimento disponível sobre as fases do desenvolvimento humano, baseado num enfoque afetivo visando aprendizagem, criando espaço para novas reflexões onde os professores busquem desenvolver o saber, estimulando o conhecimento.