RESUMO:
Este artigo busca discutir a participação de Alfredo Dantas na elaboração de uma finalidade educacional para as escolas campinenses durante as décadas de 1920 a 1940. Este educador/intelectual era professor do Instituto Pedagógico, escola precursora de uma educação profissional na cidade de Campina Grande/PB. O pensamento educacional produzido por este professor tenente circulava nos impressos pedagógicos produzidos pela instituição escolar na qual atuava, e eram denominados como Revista Evolução (1931-1932) e Jornal Comercio de Campina (1932). Estes gêneros jornalísticos formavam a opinião pública em Campina Grande, trazendo ideias, prescrições e normatizações que corroboravam com o projeto de modernização que vivenciava a cidade á época. Tido como um “herói da educação”, o tenente buscava suprir as necessidades de Campina Grande, enfatizando em seus escritos temas outros que eram reconhecidos como de interesse na cidade. Como protagonista na produção de um esboço de educação para Campina Grande este educador é aqui pensado como partícipe de uma “intelligentsia campinense”. Orientados pelos pressupostos da História dos Intelectuais e também pela Nova História Cultural foi que utilizamos as fontes de autoria jornalística e institucional para pensar os sentidos compartilhados no interior dos discursos, tentando associar o tema da educação como partícipe de um processo de modernização da cidade de Campina Grande, associada à construção de uma sociedade ordenada, asseada e laboriosa.