Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIÊNCIA DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET– CONEXÕES DE SABERES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- EJA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL-PET, EXPERIÊNCIA Pôster (PO) / Poster Submission Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16029
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1690
    "inscrito_id" => 1761
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET– CONEXÕES DE SABERES"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta a experiência de aproximação, familiarização do aluno bolsista do PET- Conexões de Saberes  da Universidade Federal da Paraíba- UFPB com a Educação de Jovens e Adultos- EJA. A prática é desenvolvida em três etapas: a observação, participação e regência de aulas sendo cada uma realizada em 3 horas/aula. A prática docente aconteceu na E.M.E.F Luiz Vaz de Camões, no Ciclo II, que equivale a 3º a 5º ano do ensino regular, e as  aulas foram planejadas tendo como base o livro EJA, volume 2, indicado pelo Programa Nacional do Livro Didático- PNLD EJA 2014 da Editora Moderna e pelos Cadernos da EJA disponibilizados no site do Mistério da Educação- MEC. Os resultados da experiência foram excelentes. Podemos constatar na prática que as discussões teóricas que são feitas no grupo de estudo do projeto, de fato apontam questões da realidade objetiva da Educação de Jovens e Adultos a exemplo da infantilização dos métodos de ensino e dos sujeitos do processo, a heterogeneidade cultural e etária, bem como diferentes níveis de aprendizagens dos alunos, a rotatividade dos discentes (desistência de alunos e novas matrículas), além do descaso da escola com a Educação de Jovens e Adultos. A partir do desenvolvimento desta atividade no Projeto, percebemos que a Educação de Jovens e Adultos designa uma área de conhecimento que possui um arcabouço teórico-metodológico construído a partir da Educação Popular, mas que esta não vem se desenvolvendo na escola formal, onde ocorre o processo de ensino aprendizagem. É necessário proporcionar um ensino que incida sobre o que adulto sabe para que possa se apropriar daquilo que é proposto pela escola, gerando as condições concretas para a chamada aprendizagem significativa. Para isto, faz-se imprescindível uma relação dialógica entre os sujeitos (alunos e professores), com vistas ao domínio do conhecimento científico e a criação de conhecimentos para além dos postulados pela escola formal. Concluímos que a experiência docente na educação de jovens e adultos- EJA do programa de educação tutorial PET– Conexões de Saberes é de fundamental importância para uma plena formação do profissional da EJA. Conhecer a realidade e os problemas da modalidade de ensino que se pretende trabalhar potencializa um sucesso no desenvolvimento de tal atividade, colaborando para a existência de um profissional da educação mais envolvido e seguro de sua atuação na escola."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- EJA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL-PET, EXPERIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA12_ID1761_08092015005236.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONICE OLIMPIO CORREIA DAMIÃO"
    "autor_nome_curto" => "LEONICE OLIMPIO"
    "autor_email" => "fran. nice@yahoo. com. br"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16029
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1690
    "inscrito_id" => 1761
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET– CONEXÕES DE SABERES"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta a experiência de aproximação, familiarização do aluno bolsista do PET- Conexões de Saberes  da Universidade Federal da Paraíba- UFPB com a Educação de Jovens e Adultos- EJA. A prática é desenvolvida em três etapas: a observação, participação e regência de aulas sendo cada uma realizada em 3 horas/aula. A prática docente aconteceu na E.M.E.F Luiz Vaz de Camões, no Ciclo II, que equivale a 3º a 5º ano do ensino regular, e as  aulas foram planejadas tendo como base o livro EJA, volume 2, indicado pelo Programa Nacional do Livro Didático- PNLD EJA 2014 da Editora Moderna e pelos Cadernos da EJA disponibilizados no site do Mistério da Educação- MEC. Os resultados da experiência foram excelentes. Podemos constatar na prática que as discussões teóricas que são feitas no grupo de estudo do projeto, de fato apontam questões da realidade objetiva da Educação de Jovens e Adultos a exemplo da infantilização dos métodos de ensino e dos sujeitos do processo, a heterogeneidade cultural e etária, bem como diferentes níveis de aprendizagens dos alunos, a rotatividade dos discentes (desistência de alunos e novas matrículas), além do descaso da escola com a Educação de Jovens e Adultos. A partir do desenvolvimento desta atividade no Projeto, percebemos que a Educação de Jovens e Adultos designa uma área de conhecimento que possui um arcabouço teórico-metodológico construído a partir da Educação Popular, mas que esta não vem se desenvolvendo na escola formal, onde ocorre o processo de ensino aprendizagem. É necessário proporcionar um ensino que incida sobre o que adulto sabe para que possa se apropriar daquilo que é proposto pela escola, gerando as condições concretas para a chamada aprendizagem significativa. Para isto, faz-se imprescindível uma relação dialógica entre os sujeitos (alunos e professores), com vistas ao domínio do conhecimento científico e a criação de conhecimentos para além dos postulados pela escola formal. Concluímos que a experiência docente na educação de jovens e adultos- EJA do programa de educação tutorial PET– Conexões de Saberes é de fundamental importância para uma plena formação do profissional da EJA. Conhecer a realidade e os problemas da modalidade de ensino que se pretende trabalhar potencializa um sucesso no desenvolvimento de tal atividade, colaborando para a existência de um profissional da educação mais envolvido e seguro de sua atuação na escola."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- EJA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL-PET, EXPERIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA12_ID1761_08092015005236.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONICE OLIMPIO CORREIA DAMIÃO"
    "autor_nome_curto" => "LEONICE OLIMPIO"
    "autor_email" => "fran. nice@yahoo. com. br"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este trabalho apresenta a experiência de aproximação, familiarização do aluno bolsista do PET- Conexões de Saberes da Universidade Federal da Paraíba- UFPB com a Educação de Jovens e Adultos- EJA. A prática é desenvolvida em três etapas: a observação, participação e regência de aulas sendo cada uma realizada em 3 horas/aula. A prática docente aconteceu na E.M.E.F Luiz Vaz de Camões, no Ciclo II, que equivale a 3º a 5º ano do ensino regular, e as aulas foram planejadas tendo como base o livro EJA, volume 2, indicado pelo Programa Nacional do Livro Didático- PNLD EJA 2014 da Editora Moderna e pelos Cadernos da EJA disponibilizados no site do Mistério da Educação- MEC. Os resultados da experiência foram excelentes. Podemos constatar na prática que as discussões teóricas que são feitas no grupo de estudo do projeto, de fato apontam questões da realidade objetiva da Educação de Jovens e Adultos a exemplo da infantilização dos métodos de ensino e dos sujeitos do processo, a heterogeneidade cultural e etária, bem como diferentes níveis de aprendizagens dos alunos, a rotatividade dos discentes (desistência de alunos e novas matrículas), além do descaso da escola com a Educação de Jovens e Adultos. A partir do desenvolvimento desta atividade no Projeto, percebemos que a Educação de Jovens e Adultos designa uma área de conhecimento que possui um arcabouço teórico-metodológico construído a partir da Educação Popular, mas que esta não vem se desenvolvendo na escola formal, onde ocorre o processo de ensino aprendizagem. É necessário proporcionar um ensino que incida sobre o que adulto sabe para que possa se apropriar daquilo que é proposto pela escola, gerando as condições concretas para a chamada aprendizagem significativa. Para isto, faz-se imprescindível uma relação dialógica entre os sujeitos (alunos e professores), com vistas ao domínio do conhecimento científico e a criação de conhecimentos para além dos postulados pela escola formal. Concluímos que a experiência docente na educação de jovens e adultos- EJA do programa de educação tutorial PET– Conexões de Saberes é de fundamental importância para uma plena formação do profissional da EJA. Conhecer a realidade e os problemas da modalidade de ensino que se pretende trabalhar potencializa um sucesso no desenvolvimento de tal atividade, colaborando para a existência de um profissional da educação mais envolvido e seguro de sua atuação na escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.