O letramento é objetivo do ensino de língua atualmente, segundo os documentos oficiais para o ensino de língua materna e estrangeira (PCN e OCNEM). Por um lado, fomentar os vários letramentos é objetivo do docente, por outro, conhecer as práticas letradas mais frequentes dos alunos lhe é de suma para preparar aulas e obter êxito no ensino-aprendizagem do idioma. Assim, nossa pesquisa é de caráter diagnóstico e tem como objetivo identificar as práticas letradas que os alunos do ensino médio da escola pública possuem, tendo como foco qual tipo de relação os discentes mantém com os textos, que textos são os mais acessíveis, bem como que eventos e práticas de letramento lhes interessam na aula de espanhol/LE. O corpus analisado provém de um questionário misto (aberto e fechado), aplicados a 28 (vinte e oito) alunos do ensino médio de uma escola pública de Fortaleza – CE, da rede estadual de ensino. Com o questionário examinamos as práticas e eventos de letramento em língua espanhola dos alunos, a relação com o espanhol, bem como os letramentos fomentados em sala de aula. O contato com os materiais de cunho escolar, por um lado, é mais frequente e, assim, os mais acessíveis; por outro lado, os materiais e eventos e práticas letradas multissemióticas são, igualmente, acessíveis e mais requeridas, pelos informantes, em sala de aula.