Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROFESSOR DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A VISÃO CONSERVADORA EM UMA CIDADE DA PARAÍBA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PERCEPÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONSERVADORA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Ambiental
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      conscientes dos desafios ambientais contemporâneos. Em sua vertente mais\r\n
      Conservadora, no entanto, tem como característica principal o lema da conservação\r\n
      dos recursos naturais que, trabalhado de forma isolada, não tem contribuído para\r\n
      reflexões mais amplas sobre a temática ambiental. Encontraponto a isso, surge a\r\n
      Educação Ambiental Crítica que nasce ligado aos ideiais democráticas, conjugado\r\n
      com os principios da Justiça Ambiental. Diante disso, surge nosso interesse de\r\n
      analisar as concepções de educação ambiental – EA - de professores de ciências que\r\n
      atuam no ensino fundamental da área urbana de Araruna-PB.A pesquisa empírica\r\n
      trabalhou com todos os 12 professores de ciências das três escolas da rede pública de\r\n
      Araruna. O resultado encontrado demonstra que a formação dos professores, as\r\n
      práticas e a concepção de educação ambiental realizada em Araruna é conservadora\r\n
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A educação ambiental tem sido entendida como instância capaz de preparar cidadãos conscientes dos desafios ambientais contemporâneos. Em sua vertente mais Conservadora, no entanto, tem como característica principal o lema da conservação dos recursos naturais que, trabalhado de forma isolada, não tem contribuído para reflexões mais amplas sobre a temática ambiental. Encontraponto a isso, surge a Educação Ambiental Crítica que nasce ligado aos ideiais democráticas, conjugado com os principios da Justiça Ambiental. Diante disso, surge nosso interesse de analisar as concepções de educação ambiental – EA - de professores de ciências que atuam no ensino fundamental da área urbana de Araruna-PB.A pesquisa empírica trabalhou com todos os 12 professores de ciências das três escolas da rede pública de Araruna. O resultado encontrado demonstra que a formação dos professores, as práticas e a concepção de educação ambiental realizada em Araruna é conservadora e isso está relacionada, entre outros fatores, à formação recebida pelos docentes

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