Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A VISÃO DAS CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DIRECIONADAS A ELAS NO AMBIENTE ESCOLAR

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, PRÁTICA PEDAGÓGICA, INCLUSÃO, EDUCAÇÃO INFANTIL Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Especial
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo identificar, por meio da fala das crianças com necessidades educacionais especiais, como se sentem diante das práticas pedagógicas que são desenvolvidas com elas no ambiente escolar. A pesquisa busca refletir a inclusão dessas crianças na Educação Infantil, evidenciando a partir dos dados encontrados a valorização da sua aprendizagem por meio das práticas pedagógicas diferenciadas voltadas a suas necessidades. Para tanto a nossa pesquisa buscou aporte teórico em filósofos do século XVIII citados por Cambi, (1999) e LDBEN 9.394/96, por contemplarem estudos sobre Educação Infantil e as práticas pedagógicas a partir de modelos educativos idealizados por filósofos deste século, como também aportes das bases legais sendo documentos norteadores da política pública para EI. Para a reorganização do trabalho pedagógico da educação inclusiva com ênfase na prática pedagógica em sala de aula, na Educação Infantil, nos respaldamos em Carvalho (2008), Carneiro (2012) e Sampaio (2009). A nossa pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, a escolha pela abordagem qualitativa se fundamenta pela necessidade de entender a relação estabelecida entre o sujeito entrevistado e o objeto de nossa pesquisa. Com entrevistas semi estruturada com dois alunos do Nível V de 5 anos, da Rede privada na cidade de Assú/RN, sendo observado e coletado dados no espaço da Educação Infantil. Ao concluir a pesquisa elucidamos de forma positiva e relevante toda discussão elucidada nas falas dos alunos, pois confirmamos que eles compreendem as práticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas de uma forma significativa por parte de sua professora.

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