BASTO, José Josimário Da Silva et al.. Uso da semelhança de triângulos: um recurso prático. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/17079>. Acesso em: 05/11/2024 12:00
Relata-se neste trabalho uma intervenção educacional que foi desenvolvida por discentes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Santa Cruz e utilizado como atividade didática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -PIBID. O artigo USO DA SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS: UM RECURSO PRÁTICO tem a intenção de envolver os alunos do 2º e 3º anos da Escola Estadual Virgílio Furtado da cidade de Lajes Pintadas/RN com o objeto do estudo, a trigonometria, aqui apresentado. Tendo em vista a importância desse conteúdo no ensino médio e por perceber a sua presença constante em vestibulares como o ENEM, constatou-se a necessidade do professor e bolsistas do PIBID aprofundar-se nesse tema e abordá-lo com maior ênfase na busca de aproximar os alunos de maneira lúdica com a matemática. Este artigo tem como objetivo mostrar as particularidades da trigonometria, suas propriedades e aplicações, vivenciando de fato a teoria mostrada em sala de aula, com o foco voltado para a aprendizagem real do conteúdo, visando a qualidade educacional dos alunos envolvidos no trabalho. O desenvolvimento da intervenção apresentou algumas etapas, incialmente por meio de uma aula expositiva e interativa, foram apresentados aos alunos alguns materiais de desenho como régua, compasso e transferidor, que foram utilizados em uma oficina prática de como medir, construir ângulos e classificar triângulos em relação aos lados e ângulos. Dando continuidade ao trabalho, foi adotado o recurso da dobradura de papel para demonstrar a soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer, evidenciando seus ângulos externos e internos. Por fim foi proposto aos alunos situações do cotidiano em que apresentamos a ideia de ângulo. Com isso, consideramos que a aplicação desse tipo de atividade facilita o processo de construção do conhecimento matemático dos alunos envolvidos.