Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DA SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS: UM RECURSO PRÁTICO

Palavra-chaves: TRIGONOMETRIA, SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS, PIBID Pôster (PO) / Poster Submission Educação Matemática
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17079
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 548
    "inscrito_id" => 5775
    "titulo" => "USO DA SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS: UM RECURSO PRÁTICO"
    "resumo" => "Relata-se neste trabalho uma intervenção educacional que foi desenvolvida por discentes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Santa Cruz e utilizado como atividade didática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -PIBID. O artigo USO DA SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS:  UM RECURSO PRÁTICO tem a intenção de envolver os alunos do 2º e 3º anos da Escola Estadual Virgílio Furtado da cidade de Lajes Pintadas/RN com o objeto do estudo, a trigonometria, aqui apresentado. Tendo em vista a importância desse conteúdo no ensino médio e por perceber a sua presença constante em vestibulares como o ENEM, constatou-se a necessidade do professor e bolsistas do PIBID aprofundar-se nesse tema e abordá-lo com maior ênfase na busca de aproximar os alunos de maneira lúdica com a matemática. Este artigo tem como objetivo mostrar as particularidades da trigonometria, suas propriedades e aplicações, vivenciando de fato a teoria mostrada em sala de aula, com o foco voltado para a aprendizagem real do conteúdo, visando a qualidade educacional dos alunos envolvidos no trabalho. O desenvolvimento da intervenção apresentou algumas etapas, incialmente por meio de uma aula expositiva e interativa, foram apresentados aos alunos alguns materiais de desenho como régua, compasso e transferidor, que foram utilizados em uma oficina prática de como medir, construir ângulos e classificar triângulos em relação aos lados e ângulos. Dando continuidade ao trabalho, foi adotado o recurso da dobradura de papel para demonstrar a soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer, evidenciando seus ângulos externos e internos. Por fim foi proposto aos alunos situações do cotidiano em que apresentamos a ideia de ângulo. Com isso, consideramos que a aplicação desse tipo de atividade facilita o processo de construção do conhecimento matemático dos alunos envolvidos."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "TRIGONOMETRIA, SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA8_ID5775_13082015204904.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ JOSIMÁRIO DA SILVA BASTO"
    "autor_nome_curto" => "JOSIMÁRIO BASTO"
    "autor_email" => "josimariobasto@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17079
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 548
    "inscrito_id" => 5775
    "titulo" => "USO DA SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS: UM RECURSO PRÁTICO"
    "resumo" => "Relata-se neste trabalho uma intervenção educacional que foi desenvolvida por discentes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Santa Cruz e utilizado como atividade didática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -PIBID. O artigo USO DA SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS:  UM RECURSO PRÁTICO tem a intenção de envolver os alunos do 2º e 3º anos da Escola Estadual Virgílio Furtado da cidade de Lajes Pintadas/RN com o objeto do estudo, a trigonometria, aqui apresentado. Tendo em vista a importância desse conteúdo no ensino médio e por perceber a sua presença constante em vestibulares como o ENEM, constatou-se a necessidade do professor e bolsistas do PIBID aprofundar-se nesse tema e abordá-lo com maior ênfase na busca de aproximar os alunos de maneira lúdica com a matemática. Este artigo tem como objetivo mostrar as particularidades da trigonometria, suas propriedades e aplicações, vivenciando de fato a teoria mostrada em sala de aula, com o foco voltado para a aprendizagem real do conteúdo, visando a qualidade educacional dos alunos envolvidos no trabalho. O desenvolvimento da intervenção apresentou algumas etapas, incialmente por meio de uma aula expositiva e interativa, foram apresentados aos alunos alguns materiais de desenho como régua, compasso e transferidor, que foram utilizados em uma oficina prática de como medir, construir ângulos e classificar triângulos em relação aos lados e ângulos. Dando continuidade ao trabalho, foi adotado o recurso da dobradura de papel para demonstrar a soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer, evidenciando seus ângulos externos e internos. Por fim foi proposto aos alunos situações do cotidiano em que apresentamos a ideia de ângulo. Com isso, consideramos que a aplicação desse tipo de atividade facilita o processo de construção do conhecimento matemático dos alunos envolvidos."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "TRIGONOMETRIA, SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA8_ID5775_13082015204904.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ JOSIMÁRIO DA SILVA BASTO"
    "autor_nome_curto" => "JOSIMÁRIO BASTO"
    "autor_email" => "josimariobasto@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Relata-se neste trabalho uma intervenção educacional que foi desenvolvida por discentes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Santa Cruz e utilizado como atividade didática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -PIBID. O artigo USO DA SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS: UM RECURSO PRÁTICO tem a intenção de envolver os alunos do 2º e 3º anos da Escola Estadual Virgílio Furtado da cidade de Lajes Pintadas/RN com o objeto do estudo, a trigonometria, aqui apresentado. Tendo em vista a importância desse conteúdo no ensino médio e por perceber a sua presença constante em vestibulares como o ENEM, constatou-se a necessidade do professor e bolsistas do PIBID aprofundar-se nesse tema e abordá-lo com maior ênfase na busca de aproximar os alunos de maneira lúdica com a matemática. Este artigo tem como objetivo mostrar as particularidades da trigonometria, suas propriedades e aplicações, vivenciando de fato a teoria mostrada em sala de aula, com o foco voltado para a aprendizagem real do conteúdo, visando a qualidade educacional dos alunos envolvidos no trabalho. O desenvolvimento da intervenção apresentou algumas etapas, incialmente por meio de uma aula expositiva e interativa, foram apresentados aos alunos alguns materiais de desenho como régua, compasso e transferidor, que foram utilizados em uma oficina prática de como medir, construir ângulos e classificar triângulos em relação aos lados e ângulos. Dando continuidade ao trabalho, foi adotado o recurso da dobradura de papel para demonstrar a soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer, evidenciando seus ângulos externos e internos. Por fim foi proposto aos alunos situações do cotidiano em que apresentamos a ideia de ângulo. Com isso, consideramos que a aplicação desse tipo de atividade facilita o processo de construção do conhecimento matemático dos alunos envolvidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.