USO DA SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS: UM RECURSO PRÁTICO
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17079 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 548 "inscrito_id" => 5775 "titulo" => "USO DA SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS: UM RECURSO PRÁTICO" "resumo" => "Relata-se neste trabalho uma intervenção educacional que foi desenvolvida por discentes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Santa Cruz e utilizado como atividade didática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -PIBID. O artigo USO DA SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS: UM RECURSO PRÁTICO tem a intenção de envolver os alunos do 2º e 3º anos da Escola Estadual Virgílio Furtado da cidade de Lajes Pintadas/RN com o objeto do estudo, a trigonometria, aqui apresentado. Tendo em vista a importância desse conteúdo no ensino médio e por perceber a sua presença constante em vestibulares como o ENEM, constatou-se a necessidade do professor e bolsistas do PIBID aprofundar-se nesse tema e abordá-lo com maior ênfase na busca de aproximar os alunos de maneira lúdica com a matemática. Este artigo tem como objetivo mostrar as particularidades da trigonometria, suas propriedades e aplicações, vivenciando de fato a teoria mostrada em sala de aula, com o foco voltado para a aprendizagem real do conteúdo, visando a qualidade educacional dos alunos envolvidos no trabalho. O desenvolvimento da intervenção apresentou algumas etapas, incialmente por meio de uma aula expositiva e interativa, foram apresentados aos alunos alguns materiais de desenho como régua, compasso e transferidor, que foram utilizados em uma oficina prática de como medir, construir ângulos e classificar triângulos em relação aos lados e ângulos. Dando continuidade ao trabalho, foi adotado o recurso da dobradura de papel para demonstrar a soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer, evidenciando seus ângulos externos e internos. Por fim foi proposto aos alunos situações do cotidiano em que apresentamos a ideia de ângulo. Com isso, consideramos que a aplicação desse tipo de atividade facilita o processo de construção do conhecimento matemático dos alunos envolvidos." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "TRIGONOMETRIA, SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA8_ID5775_13082015204904.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ JOSIMÁRIO DA SILVA BASTO" "autor_nome_curto" => "JOSIMÁRIO BASTO" "autor_email" => "josimariobasto@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17079 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 548 "inscrito_id" => 5775 "titulo" => "USO DA SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS: UM RECURSO PRÁTICO" "resumo" => "Relata-se neste trabalho uma intervenção educacional que foi desenvolvida por discentes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Santa Cruz e utilizado como atividade didática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -PIBID. O artigo USO DA SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS: UM RECURSO PRÁTICO tem a intenção de envolver os alunos do 2º e 3º anos da Escola Estadual Virgílio Furtado da cidade de Lajes Pintadas/RN com o objeto do estudo, a trigonometria, aqui apresentado. Tendo em vista a importância desse conteúdo no ensino médio e por perceber a sua presença constante em vestibulares como o ENEM, constatou-se a necessidade do professor e bolsistas do PIBID aprofundar-se nesse tema e abordá-lo com maior ênfase na busca de aproximar os alunos de maneira lúdica com a matemática. Este artigo tem como objetivo mostrar as particularidades da trigonometria, suas propriedades e aplicações, vivenciando de fato a teoria mostrada em sala de aula, com o foco voltado para a aprendizagem real do conteúdo, visando a qualidade educacional dos alunos envolvidos no trabalho. O desenvolvimento da intervenção apresentou algumas etapas, incialmente por meio de uma aula expositiva e interativa, foram apresentados aos alunos alguns materiais de desenho como régua, compasso e transferidor, que foram utilizados em uma oficina prática de como medir, construir ângulos e classificar triângulos em relação aos lados e ângulos. Dando continuidade ao trabalho, foi adotado o recurso da dobradura de papel para demonstrar a soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer, evidenciando seus ângulos externos e internos. Por fim foi proposto aos alunos situações do cotidiano em que apresentamos a ideia de ângulo. Com isso, consideramos que a aplicação desse tipo de atividade facilita o processo de construção do conhecimento matemático dos alunos envolvidos." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "TRIGONOMETRIA, SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA8_ID5775_13082015204904.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ JOSIMÁRIO DA SILVA BASTO" "autor_nome_curto" => "JOSIMÁRIO BASTO" "autor_email" => "josimariobasto@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }