Este trabalho visa relatar o andamento do Projeto Educação Entre Pares: Reflexões e Diálogos sobre Gênero e Sexualidade, que vem sendo desenvolvido por bolsistas do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID) do subprojeto de ciências sociais, nas aulas da disciplina de sociologia na Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida (Estadual da Prata) em Campina Grande, Paraíba.
Falar sobre gênero e sexualidade, dentro das aulas sempre foi um desafio, tendo em vista os limites de como saber lidar com adolescentes e como utilizar um discurso coeso que estivesse propício a ser utilizado com estudantes e adolescentes na faixa etária entre 14 a 17 anos e não gerar mais polêmicas do que o próprio tema já possui intrinsecamente. Desta forma, buscou-se articular o tema em questão usando o recurso da educação entre pares, já que esta estratégia e/ou recurso é um estímulo para diálogos e discussões entre os próprios educandos sobre diversos assuntos que os mesmos curiosamente já conversam entre si.