Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 283
A ABORDAGEM CTSA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUIMICA: UMA ANÁLISE DE LIVROS DO ENSINO MÉDIO DO MUNICIÍPIO DE CARUARU, PE

Palavra-chaves: CTSA, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO DE QUÍMICA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de Ciências Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O livro didático, principal instrumento norteador das aulas na educação básica, é alvo de inúmeras críticas que vão desde uma linguagem inapropriada até a distância do conteúdo com a realidade do aluno. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi investigar a presença da abordagem CTSA em livros didáticos de Química destinados ao Ensino Médio, utilizados nas escolas públicas estaduais do município de Caruaru – PE. A metodologia utilizada baseou-se na abordagem de pesquisa qualitativa que consistiu em avaliar se os livros didáticos investigados apresentam e discutem os seus conteúdos sob a visão de uma educação contemporânea voltada ao exercício da cidadania, como enfatiza os pressupostos da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). Os resultados evidenciam que embora os livros didáticos analisados relacionem com maior ou menor ênfase aspectos relativos à ciência, tecnologia e sociedade, esses devem ser melhorados, pois são insuficientes na perspectiva de contribuir para uma formação mais crítica e reflexiva frente às inúmeras temáticas ambientais vigentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.