Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS GÊNEROS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO ESCOLAR

Palavra-chaves: GÊNEROS DIGITAIS, LETRAMENTO ESCOLAR, ENSINO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16644
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1894
    "inscrito_id" => 7874
    "titulo" => "OS GÊNEROS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO ESCOLAR"
    "resumo" => "O uso cada vez mais intenso de tecnologias digitais nas atividades comunicativas tem suscitado o surgimento de novos gêneros textuais no meio digital os quais chamamos de gêneros digitais. Apesar da circulação desses textos no cotidiano dos alunos, esses gêneros têm sido pouco explorados nas escolas, principalmente, enquanto objeto de ensino, que poderiam levar o leitor a se tornar mais proficiente e a desenvolver suas competências linguísticas. Diante disso, este trabalho busca refletir sobre as possibilidades de trabalho pedagógico a partir dos gêneros digitais reportagem e artigo de opinião, presentes no portal da Revista “Nova Escola”, para que se possa perceber como esses gêneros podem ressignificar o letramento escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS DIGITAIS, LETRAMENTO ESCOLAR, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID7874_08092015152235.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROVIANE OLIVEIRA SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "ROVIANE OLIVEIRA"
    "autor_email" => "roviane.oliveira@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16644
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1894
    "inscrito_id" => 7874
    "titulo" => "OS GÊNEROS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO ESCOLAR"
    "resumo" => "O uso cada vez mais intenso de tecnologias digitais nas atividades comunicativas tem suscitado o surgimento de novos gêneros textuais no meio digital os quais chamamos de gêneros digitais. Apesar da circulação desses textos no cotidiano dos alunos, esses gêneros têm sido pouco explorados nas escolas, principalmente, enquanto objeto de ensino, que poderiam levar o leitor a se tornar mais proficiente e a desenvolver suas competências linguísticas. Diante disso, este trabalho busca refletir sobre as possibilidades de trabalho pedagógico a partir dos gêneros digitais reportagem e artigo de opinião, presentes no portal da Revista “Nova Escola”, para que se possa perceber como esses gêneros podem ressignificar o letramento escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS DIGITAIS, LETRAMENTO ESCOLAR, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID7874_08092015152235.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROVIANE OLIVEIRA SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "ROVIANE OLIVEIRA"
    "autor_email" => "roviane.oliveira@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O uso cada vez mais intenso de tecnologias digitais nas atividades comunicativas tem suscitado o surgimento de novos gêneros textuais no meio digital os quais chamamos de gêneros digitais. Apesar da circulação desses textos no cotidiano dos alunos, esses gêneros têm sido pouco explorados nas escolas, principalmente, enquanto objeto de ensino, que poderiam levar o leitor a se tornar mais proficiente e a desenvolver suas competências linguísticas. Diante disso, este trabalho busca refletir sobre as possibilidades de trabalho pedagógico a partir dos gêneros digitais reportagem e artigo de opinião, presentes no portal da Revista “Nova Escola”, para que se possa perceber como esses gêneros podem ressignificar o letramento escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.