Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DINAMIZADA: MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA

Palavra-chaves: ENSINO, MICROBIOLOGIA, ALTERNATIVAS, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Pôster (PO) / Poster Submission Ensino de Ciências
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      A Microbiologia é o ramo da biologia que tradicionalmente estuda os microrganismos como bactérias, fungos e vírus, preocupando-se com a forma, a estrutura, a reprodução, a fisiologia, o metabolismo e a identificação destes seres microscópicos. Já faz algum tempo que ela deixou de ser um tema restrito que deve ser abordado apenas nas salas de aula de universidades ou mesmo em laboratórios de pesquisa, para se tornar um assunto tratado com interesse quanto ás questões básicas relacionadas ao cotidiano das sociedades. Sendo esse um tema que se relaciona com questões de cidadania, que envolvem o meio ambiente, o cotidiano, higiene pessoal, conservação e higienização de alimentos e vários outros temas. Sendo assim, se torna de suma importância a sua abordagem na Educação Básica, de forma que seja lecionada através de metodologias que venham a descomplicar os conteúdos, assumindo dinâmicas de ensino mais claras e objetivas. Assim, o uso das aulas práticas na aprendizagem significativa, tem o papel de desempenhar funções insubstituíveis, permitindo que os alunos tenham contato direto, com os fenômenos, manipulando os materiais e equipamentos e observando organismos.\r\n
      \tA proposta adotada neste trabalho foi a da pesquisa de caráter explicativo, tomando como pressuposto metodológico a pesquisa bibliográfica. Apresentando quatro alternativas que podem ser utilizadas para substituir materiais que muitas vezes a escola não possui. Com o intuito de viabilizar assim, as aulas práticas. Tendo em vista que o ensino de Ciências é desafiador, no sentido da ausência de recursos disponíveis que muitas vezes tendem a limitar o conhecimento a ser inserido na sala de aula. Desse modo, é essencial que o profissional da educação busque meios que permitam a correlação do conhecimento, interagindo com o aluno, apresentando formas alternativas como um instrumento a mais para a aprendizagem significativa dos conceitos básicos da disciplina.
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      \tA proposta adotada neste trabalho foi a da pesquisa de caráter explicativo, tomando como pressuposto metodológico a pesquisa bibliográfica. Apresentando quatro alternativas que podem ser utilizadas para substituir materiais que muitas vezes a escola não possui. Com o intuito de viabilizar assim, as aulas práticas. Tendo em vista que o ensino de Ciências é desafiador, no sentido da ausência de recursos disponíveis que muitas vezes tendem a limitar o conhecimento a ser inserido na sala de aula. Desse modo, é essencial que o profissional da educação busque meios que permitam a correlação do conhecimento, interagindo com o aluno, apresentando formas alternativas como um instrumento a mais para a aprendizagem significativa dos conceitos básicos da disciplina.
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A Microbiologia é o ramo da biologia que tradicionalmente estuda os microrganismos como bactérias, fungos e vírus, preocupando-se com a forma, a estrutura, a reprodução, a fisiologia, o metabolismo e a identificação destes seres microscópicos. Já faz algum tempo que ela deixou de ser um tema restrito que deve ser abordado apenas nas salas de aula de universidades ou mesmo em laboratórios de pesquisa, para se tornar um assunto tratado com interesse quanto ás questões básicas relacionadas ao cotidiano das sociedades. Sendo esse um tema que se relaciona com questões de cidadania, que envolvem o meio ambiente, o cotidiano, higiene pessoal, conservação e higienização de alimentos e vários outros temas. Sendo assim, se torna de suma importância a sua abordagem na Educação Básica, de forma que seja lecionada através de metodologias que venham a descomplicar os conteúdos, assumindo dinâmicas de ensino mais claras e objetivas. Assim, o uso das aulas práticas na aprendizagem significativa, tem o papel de desempenhar funções insubstituíveis, permitindo que os alunos tenham contato direto, com os fenômenos, manipulando os materiais e equipamentos e observando organismos. A proposta adotada neste trabalho foi a da pesquisa de caráter explicativo, tomando como pressuposto metodológico a pesquisa bibliográfica. Apresentando quatro alternativas que podem ser utilizadas para substituir materiais que muitas vezes a escola não possui. Com o intuito de viabilizar assim, as aulas práticas. Tendo em vista que o ensino de Ciências é desafiador, no sentido da ausência de recursos disponíveis que muitas vezes tendem a limitar o conhecimento a ser inserido na sala de aula. Desse modo, é essencial que o profissional da educação busque meios que permitam a correlação do conhecimento, interagindo com o aluno, apresentando formas alternativas como um instrumento a mais para a aprendizagem significativa dos conceitos básicos da disciplina.

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