Resumo: Os textos presentes no meio social da comunidade escolar precisam ser foco de ensino/estudo nas aulas de Língua Portuguesa (LP) do Ensino Básico. Diante disso, indagamos acerca do modo como o livro didático e o manual do professor de língua portuguesa orientam o uso dos gêneros discursivos na aula de língua portuguesa. O estudo objetiva demonstrar o arranjo textual promovido pelo livro didático de português, verificando a recomendação do manual do professor para o desenvolvimento do fazer docente que culturalmente se apoia no material didático. Sua importância se dá também pelo fato de promover uma reflexão sobre a utilização da semântica pelo livro didático de LP, exemplar do professor, coletado em escolas públicas das cidades de Itatuba e Fagundes - PB. O trabalho é fruto de um levantamento bibliográfico e documental de cunho qualitativo e espera demonstrar para a comunidade acadêmica que o texto e a análise linguística são elementos inerentes ao ensino/estudo de Português. Por essa razão, apoiado nas OCEM (2006), nos PCN-EM (2000) e autores como Geraldi (2000), Marcuschi (2008), defende um ensino de análise da língua que tenha como foco o texto multifacetado que provém do contexto de uso do aluno, promovendo diversos efeitos de sentidos, resultantes das experiências vividas pelo sujeito no meio social, como atesta a semântica cognitiva. A análise do material didático permitiu a compreensão de que o LDP desconsidera as recomendações dos documentos oficiais. O texto é utilizado para o ensino da gramática tradicional, promovendo o estudo de funções e formas de palavras, mas deixando de lado o campo semântico-discursivo, por isso, são desconsiderados os efeitos de sentido construídos socialmente por textos e sujeitos mediante práticas sociais, recursos de linguagem que permitem que a modalidade da análise linguística de efetive no ensino de língua materna.