A utilização de modelos didáticos educacionais no Brasil foi incorporada entre o início da década de 1950 até meados da década de 1980, buscando promover um ensino mais efetivo. Entende-se que o ensino de ciências e biologia, nas décadas de 1980 e 1990, deu destaque principal a formação de um cidadão crítico e criativo à cerca dos diversos temas dessas áreas, de modo que estes podiam, mesmo sem vivenciar, imaginar temas estudados relacionados com as disciplinas de ciências e biologia. O professor da rede pública nos dias de hoje, apesar de toda tecnologia existente, ainda tem disponibilizado apenas dos mesmos recursos didáticos como: sala de aula, quadro branco, pincel e livro didático. Considera-se que o livro didático é um dos recursos mais utilizados pelos professores. Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento dos modelos didáticos no ensino de ciências para os alunos de ensino fundamental da escola municipal Manoel Cassimiro Gomes no município de Coronel Ezequiel-RN. As atividades de pesquisa tiveram início no mês de maio de 2015, onde inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliografia. Vencida essa primeira etapa, foi elaborado os instrumentos de coleta de dados utilizados na pesquisa. Foi realizado um levantamento dos recursos didáticos pedagógicos disponibilizados pela escola. Pode-se observar que o uso de material didático na escola municipal Manoel Cassimiro Gomes ainda encontra-se muito limitado, com uso de materiais básicos. Os modelos didáticos são ferramentas fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem, pois se caracteriza como uma importante e viável alternativa para auxiliar em tal processo por favorecer a construção de um conhecimento significativo no aluno.