Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROCESSO DE INCLUSÃO NA UEPB: UMA ANÁLISE DO USO DOS RECURSOS DE ACESSIBILIDADE PELOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

Palavra-chaves: RECURSOS DE ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO, UNIVERSIDADE, ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Especial
"2015-10-14 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16524
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 897
    "inscrito_id" => 3435
    "titulo" => "O PROCESSO DE INCLUSÃO NA UEPB: UMA ANÁLISE DO USO DOS RECURSOS DE ACESSIBILIDADE PELOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma reflexão acerca dos recursos de acessibilidade utilizados na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no processo de inclusão de seus estudantes com deficiência. Ele é fruto de parte de nossa pesquisa de doutorado acerca da avaliação do Programa de Tutoria Especial da UEPB. A investigação foi realizada em cursos de graduação da UEPB, sendo do tipo exploratória e assumindo a forma de estudo de caso. Na oportunidade, utilizamos como instrumentos de coleta de dados a análise documental, aplicação de questionários, entrevistas semiestruturadas e registros de observação das interações dos estudantes especiais, seus tutores e professores. Os dados obtidos nas observações mostraram que a estudante com deficiência visual necessita utilizar o braille e fazer um melhor uso dos recursos da tecnologia assistiva, já o estudante surdo necessita dispor na sala de aula do tradutor e intérprete de LIBRAS. O que requer da UEPB providências urgentes que colaborem para suprir tais carências dos estudantes com deficiência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Especial"
    "palavra_chave" => "RECURSOS DE ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO, UNIVERSIDADE, ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA7_ID3435_17082015234940.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA NOALDA RAMALHO"
    "autor_nome_curto" => "NOALDA RAMALHO"
    "autor_email" => "noaldaramalho@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16524
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 897
    "inscrito_id" => 3435
    "titulo" => "O PROCESSO DE INCLUSÃO NA UEPB: UMA ANÁLISE DO USO DOS RECURSOS DE ACESSIBILIDADE PELOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma reflexão acerca dos recursos de acessibilidade utilizados na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no processo de inclusão de seus estudantes com deficiência. Ele é fruto de parte de nossa pesquisa de doutorado acerca da avaliação do Programa de Tutoria Especial da UEPB. A investigação foi realizada em cursos de graduação da UEPB, sendo do tipo exploratória e assumindo a forma de estudo de caso. Na oportunidade, utilizamos como instrumentos de coleta de dados a análise documental, aplicação de questionários, entrevistas semiestruturadas e registros de observação das interações dos estudantes especiais, seus tutores e professores. Os dados obtidos nas observações mostraram que a estudante com deficiência visual necessita utilizar o braille e fazer um melhor uso dos recursos da tecnologia assistiva, já o estudante surdo necessita dispor na sala de aula do tradutor e intérprete de LIBRAS. O que requer da UEPB providências urgentes que colaborem para suprir tais carências dos estudantes com deficiência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Especial"
    "palavra_chave" => "RECURSOS DE ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO, UNIVERSIDADE, ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA7_ID3435_17082015234940.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA NOALDA RAMALHO"
    "autor_nome_curto" => "NOALDA RAMALHO"
    "autor_email" => "noaldaramalho@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão acerca dos recursos de acessibilidade utilizados na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no processo de inclusão de seus estudantes com deficiência. Ele é fruto de parte de nossa pesquisa de doutorado acerca da avaliação do Programa de Tutoria Especial da UEPB. A investigação foi realizada em cursos de graduação da UEPB, sendo do tipo exploratória e assumindo a forma de estudo de caso. Na oportunidade, utilizamos como instrumentos de coleta de dados a análise documental, aplicação de questionários, entrevistas semiestruturadas e registros de observação das interações dos estudantes especiais, seus tutores e professores. Os dados obtidos nas observações mostraram que a estudante com deficiência visual necessita utilizar o braille e fazer um melhor uso dos recursos da tecnologia assistiva, já o estudante surdo necessita dispor na sala de aula do tradutor e intérprete de LIBRAS. O que requer da UEPB providências urgentes que colaborem para suprir tais carências dos estudantes com deficiência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.