O presente trabalho trata de um estudo pontual de cunho bibliográfico e tem por objetivo analisar de forma reflexiva a proposta de ensino bilíngue como abordagem transdisciplinar na educação inclusiva de alunos surdos. Tendo em vista que o ensino tradicional de Língua Portuguesa, mesmo em espaços inclusivos de surdos, prioriza o uso da oralidade, é perceptível que muitas vezes o aluno surdo é excluído do processo de ensino e aprendizagem. Essa exclusão é observada tanto no âmbito sociocultural quanto no que se refere a teorias características do ensino de Língua Portuguesa. Nesse sentindo o estudo apoia-se em visões transdisciplinares, especificamente no princípio dialógico, da teoria da complexidade, e o principio da complementaridade dos opostos. O estudo também se baseia nos conceitos sociointeraciosnistas, no que concerne a interação dos alunos surdos em sala de aula, priorizando a contextualização deste discente e considerando características culturais e sociais. Analisa a proposta de educação bilíngue, visando um olhar sociolinguístico, no sentido de sugerir a coexistência de duas línguas num mesmo espaço de sala de aula. Após estudo conclui-se que quando se observa o conceito de transdisciplinaridade e teoria do pensamento complexo percebe-se que a educação na perspectiva de aprendizagem sociointeracionista, ajuda-nos a compreender o processo de ensino e aprendizagem em um contexto social local, em especial, a sala de aula de língua portuguesa inclusiva. De acordo com essas perspectivas, o sentido do conhecimento é algo partilhado ou disseminado entre pessoas, algo que estaria locado entre indivíduos e ambientes nos quais eles estão inseridos e desenvolvendo atividades.