O PAPEL DO TEXTO LITERÁRIO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA PIBID
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16501 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 358 "inscrito_id" => 3663 "titulo" => "O PAPEL DO TEXTO LITERÁRIO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA PIBID" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo socializar experiências, sobre o uso do texto literário na alfabetização de crianças de uma escola da rede Estadual de ensino, na cidade de Pau dos Ferros/RN, enfatizando as contribuições do Programa PIBID/Subprojeto de Pedagogia do CAMEAM, que visa contribuir com a formação de mediadores de leitura em processo de auto-formação. A metodologia está fundamentada na abordagem qualitativa com pesquisa teórico-bibliográfica baseada na conceituação da literatura e sua função, da importância da formação do leitor, bem como da alfabetização e as práticas sociais de leitura e escrita. E de campo, tendo como técnica para a construção dos dados observação realizada através das ações desenvolvidas junto ao Programa PIBID. As reflexões e análises desenvolvidas revelam que o trabalho com o texto literário no processo da alfabetização, facilita a compreensão da escrita e da leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "TEXTO LITERÁRIO, ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID3663_05082015181829.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA ROZÂNGELA GURGEL CAMPÊLO" "autor_nome_curto" => "ROZÂNGELA GURGEL" "autor_email" => "angela-gurgel@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16501 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 358 "inscrito_id" => 3663 "titulo" => "O PAPEL DO TEXTO LITERÁRIO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA PIBID" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo socializar experiências, sobre o uso do texto literário na alfabetização de crianças de uma escola da rede Estadual de ensino, na cidade de Pau dos Ferros/RN, enfatizando as contribuições do Programa PIBID/Subprojeto de Pedagogia do CAMEAM, que visa contribuir com a formação de mediadores de leitura em processo de auto-formação. A metodologia está fundamentada na abordagem qualitativa com pesquisa teórico-bibliográfica baseada na conceituação da literatura e sua função, da importância da formação do leitor, bem como da alfabetização e as práticas sociais de leitura e escrita. E de campo, tendo como técnica para a construção dos dados observação realizada através das ações desenvolvidas junto ao Programa PIBID. As reflexões e análises desenvolvidas revelam que o trabalho com o texto literário no processo da alfabetização, facilita a compreensão da escrita e da leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "TEXTO LITERÁRIO, ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID3663_05082015181829.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA ROZÂNGELA GURGEL CAMPÊLO" "autor_nome_curto" => "ROZÂNGELA GURGEL" "autor_email" => "angela-gurgel@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }