Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANTECIPAÇÕES DA PÁTRIA EDUCADORA: UM ESTUDO DE CASO EM UM COLÉGIO ESTADUAL FLUMINENSE.

Palavra-chaves: POLÍTICA EDUCACIONAL FLUMINENSE, GESTÃO INTEGRADA DA ESCOLA, GESTÃO E AVALIAÇÃO NA SEEDUC-RJ Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Didática, Currículo e Política Educacional
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15452
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 909
    "inscrito_id" => 3371
    "titulo" => "ANTECIPAÇÕES DA PÁTRIA EDUCADORA: UM ESTUDO DE CASO EM UM COLÉGIO ESTADUAL FLUMINENSE."
    "resumo" => "Esta pesquisa investigou as mudanças mais significativas implementadas na rede estadual fluminense, nos últimos dois anos, a partir da introdução da Gestão Integrada da Escola, GIDE, e as principais medidas que caracterizaram o planejamento estratégico da SEEDUC-RJ, acompanhadas por meio de pesquisa empírica efetuada em um colégio estadual fluminense, no município de Niterói, com foco no ensino médio, última etapa da educação básica. Objetivamos verificar as medidas implementadas, seus impactos na qualidade do ensino oferecido, que papel cabe ao corpo docente do colégio nesta relação com a SEEDUC, buscando analisar se a gestão democrática da escola e as oportunidades de inserção autônoma dos educandos na sociedade vêm sendo garantidas. A metodologia adotada  consistiu na realização de entrevistas com a coordenadora pedagógica e alguns professores, aplicação de questionários com perguntas abertas, tanto para os alunos, como para os professores, com análise qualitativa dos dados coletados, acrescida da análise da legislação da SEEDUC-RJ, cotejada com as principais leis educacionais federais e pesquisa bibliográfica. Durante a pesquisa, realizada por um período de quase dois anos, pudemos verificar que as modificações introduzidas pela Secretaria de Educação tiveram como eixo a introdução, no sistema educacional fluminense, de políticas gerenciais, com foco em resultados, visando atender às demandas de mercado, restringindo a autonomia dos docentes, impondo um "currículo mínimo" inadequado e um controle excessivo nas escolas, inclusive, de condutas. A pesquisa nos possibilitou identificar procedimentos análogos aos propostos no documento do governo federal, "Pátria Educadora", antecipando a sua aplicação no Estado do Rio de Janeiro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "POLÍTICA EDUCACIONAL FLUMINENSE, GESTÃO INTEGRADA DA ESCOLA, GESTÃO E AVALIAÇÃO NA SEEDUC-RJ"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID3371_18082015164443.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANGELA RABELLO MACIEL DE BARROS TAMBERLINI"
    "autor_nome_curto" => "ANGELATAMBERLINI"
    "autor_email" => "angmlini@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15452
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 909
    "inscrito_id" => 3371
    "titulo" => "ANTECIPAÇÕES DA PÁTRIA EDUCADORA: UM ESTUDO DE CASO EM UM COLÉGIO ESTADUAL FLUMINENSE."
    "resumo" => "Esta pesquisa investigou as mudanças mais significativas implementadas na rede estadual fluminense, nos últimos dois anos, a partir da introdução da Gestão Integrada da Escola, GIDE, e as principais medidas que caracterizaram o planejamento estratégico da SEEDUC-RJ, acompanhadas por meio de pesquisa empírica efetuada em um colégio estadual fluminense, no município de Niterói, com foco no ensino médio, última etapa da educação básica. Objetivamos verificar as medidas implementadas, seus impactos na qualidade do ensino oferecido, que papel cabe ao corpo docente do colégio nesta relação com a SEEDUC, buscando analisar se a gestão democrática da escola e as oportunidades de inserção autônoma dos educandos na sociedade vêm sendo garantidas. A metodologia adotada  consistiu na realização de entrevistas com a coordenadora pedagógica e alguns professores, aplicação de questionários com perguntas abertas, tanto para os alunos, como para os professores, com análise qualitativa dos dados coletados, acrescida da análise da legislação da SEEDUC-RJ, cotejada com as principais leis educacionais federais e pesquisa bibliográfica. Durante a pesquisa, realizada por um período de quase dois anos, pudemos verificar que as modificações introduzidas pela Secretaria de Educação tiveram como eixo a introdução, no sistema educacional fluminense, de políticas gerenciais, com foco em resultados, visando atender às demandas de mercado, restringindo a autonomia dos docentes, impondo um "currículo mínimo" inadequado e um controle excessivo nas escolas, inclusive, de condutas. A pesquisa nos possibilitou identificar procedimentos análogos aos propostos no documento do governo federal, "Pátria Educadora", antecipando a sua aplicação no Estado do Rio de Janeiro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "POLÍTICA EDUCACIONAL FLUMINENSE, GESTÃO INTEGRADA DA ESCOLA, GESTÃO E AVALIAÇÃO NA SEEDUC-RJ"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID3371_18082015164443.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANGELA RABELLO MACIEL DE BARROS TAMBERLINI"
    "autor_nome_curto" => "ANGELATAMBERLINI"
    "autor_email" => "angmlini@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Esta pesquisa investigou as mudanças mais significativas implementadas na rede estadual fluminense, nos últimos dois anos, a partir da introdução da Gestão Integrada da Escola, GIDE, e as principais medidas que caracterizaram o planejamento estratégico da SEEDUC-RJ, acompanhadas por meio de pesquisa empírica efetuada em um colégio estadual fluminense, no município de Niterói, com foco no ensino médio, última etapa da educação básica. Objetivamos verificar as medidas implementadas, seus impactos na qualidade do ensino oferecido, que papel cabe ao corpo docente do colégio nesta relação com a SEEDUC, buscando analisar se a gestão democrática da escola e as oportunidades de inserção autônoma dos educandos na sociedade vêm sendo garantidas. A metodologia adotada consistiu na realização de entrevistas com a coordenadora pedagógica e alguns professores, aplicação de questionários com perguntas abertas, tanto para os alunos, como para os professores, com análise qualitativa dos dados coletados, acrescida da análise da legislação da SEEDUC-RJ, cotejada com as principais leis educacionais federais e pesquisa bibliográfica. Durante a pesquisa, realizada por um período de quase dois anos, pudemos verificar que as modificações introduzidas pela Secretaria de Educação tiveram como eixo a introdução, no sistema educacional fluminense, de políticas gerenciais, com foco em resultados, visando atender às demandas de mercado, restringindo a autonomia dos docentes, impondo um "currículo mínimo" inadequado e um controle excessivo nas escolas, inclusive, de condutas. A pesquisa nos possibilitou identificar procedimentos análogos aos propostos no documento do governo federal, "Pátria Educadora", antecipando a sua aplicação no Estado do Rio de Janeiro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.