DISCUTINDO SOBRE O USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NA MATEMÁTICA COM ALUNOS EM UMA AULA DE PÓS-GRADUAÇÃO
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15770 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1799 "inscrito_id" => 2916 "titulo" => "DISCUTINDO SOBRE O USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NA MATEMÁTICA COM ALUNOS EM UMA AULA DE PÓS-GRADUAÇÃO" "resumo" => "A presente Comunicação Oral relata um convite da Prof. Dra. Abigail Fregni Lins, docente da Pós-Graduação em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba e Coordenadora do Núcleo UEPB do projeto OBEDUC, para que a Equipe Robótica, do mesmo Núcleo, pudesse ministrar uma aula em sua turma da Pós sobre o uso da Robótica na Matemática. Tal projeto tem duração de três anos e é desenvolvido por três Instituições de Ensino Superior do Brasil (UFMS/UEPB/UFAL). Os integrantes do mesmo trabalham de forma colaborativa para alcançar maior interação/integração/interlocução entre Universidade e Escola, entre Ensino e Pesquisa. A aula ministrada pela Equipe na Pós teve duração de quatro horas. Nela, foi discutido sobre a Robótica Educacional, exposto o trabalho que a Equipe de Robótica vem desenvolvendo ao longo desses anos, mostrado o kit de Robótica que chegou às escolas do Estado da Paraíba e discutido um pouco sobre a programação dos mesmos. Para o uso do robô na Matemática, foram propostas duas atividades, a primeira faz uso da programação com o robô percorrendo um trajeto semelhante à de um quadrado, e, para a segunda, com o uso da tecnologia Bluetooth, os alunos deveriam recolher peças, com o auxilio do robô, que fossem equivalentes a uma fração predestinada anteriormente. Por conta do tempo, apenas a primeira atividade foi desenvolvida em sala. Com o desenvolvimento da mesma, foi percebido que a Robótica é uma ferramenta motivadora, que pode ser trabalhada em diversos níveis de ensino e que pode auxiliar nas aulas de Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, ENSINO DA MATEMÁTICA, TRABALHO COLABORATIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID2916_08092015115557.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR BATISTA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "VICTOR BATISTA" "autor_email" => "victorvbl@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15770 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1799 "inscrito_id" => 2916 "titulo" => "DISCUTINDO SOBRE O USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NA MATEMÁTICA COM ALUNOS EM UMA AULA DE PÓS-GRADUAÇÃO" "resumo" => "A presente Comunicação Oral relata um convite da Prof. Dra. Abigail Fregni Lins, docente da Pós-Graduação em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba e Coordenadora do Núcleo UEPB do projeto OBEDUC, para que a Equipe Robótica, do mesmo Núcleo, pudesse ministrar uma aula em sua turma da Pós sobre o uso da Robótica na Matemática. Tal projeto tem duração de três anos e é desenvolvido por três Instituições de Ensino Superior do Brasil (UFMS/UEPB/UFAL). Os integrantes do mesmo trabalham de forma colaborativa para alcançar maior interação/integração/interlocução entre Universidade e Escola, entre Ensino e Pesquisa. A aula ministrada pela Equipe na Pós teve duração de quatro horas. Nela, foi discutido sobre a Robótica Educacional, exposto o trabalho que a Equipe de Robótica vem desenvolvendo ao longo desses anos, mostrado o kit de Robótica que chegou às escolas do Estado da Paraíba e discutido um pouco sobre a programação dos mesmos. Para o uso do robô na Matemática, foram propostas duas atividades, a primeira faz uso da programação com o robô percorrendo um trajeto semelhante à de um quadrado, e, para a segunda, com o uso da tecnologia Bluetooth, os alunos deveriam recolher peças, com o auxilio do robô, que fossem equivalentes a uma fração predestinada anteriormente. Por conta do tempo, apenas a primeira atividade foi desenvolvida em sala. Com o desenvolvimento da mesma, foi percebido que a Robótica é uma ferramenta motivadora, que pode ser trabalhada em diversos níveis de ensino e que pode auxiliar nas aulas de Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, ENSINO DA MATEMÁTICA, TRABALHO COLABORATIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID2916_08092015115557.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR BATISTA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "VICTOR BATISTA" "autor_email" => "victorvbl@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }