Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DISCUTINDO SOBRE O USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NA MATEMÁTICA COM ALUNOS EM UMA AULA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Palavra-chaves: ROBÓTICA EDUCACIONAL, ENSINO DA MATEMÁTICA, TRABALHO COLABORATIVO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Matemática
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15770
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1799
    "inscrito_id" => 2916
    "titulo" => "DISCUTINDO SOBRE O USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NA MATEMÁTICA COM ALUNOS EM UMA AULA DE PÓS-GRADUAÇÃO"
    "resumo" => "A presente Comunicação Oral relata um convite da Prof. Dra. Abigail Fregni Lins, docente da Pós-Graduação em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba e Coordenadora do Núcleo UEPB do projeto OBEDUC, para que a Equipe Robótica, do mesmo Núcleo, pudesse ministrar uma aula em sua turma da Pós sobre o uso da Robótica na Matemática. Tal projeto tem duração de três anos e é desenvolvido por três Instituições de Ensino Superior do Brasil (UFMS/UEPB/UFAL). Os integrantes do mesmo trabalham de forma colaborativa para alcançar maior interação/integração/interlocução entre Universidade e Escola, entre Ensino e Pesquisa. A aula ministrada pela Equipe na Pós teve duração de quatro horas. Nela, foi discutido sobre a Robótica Educacional, exposto o trabalho que a Equipe de Robótica vem desenvolvendo ao longo desses anos, mostrado o kit de Robótica que chegou às escolas do Estado da Paraíba e discutido um pouco sobre a programação dos mesmos. Para o uso do robô na Matemática, foram propostas duas atividades, a primeira faz uso da programação com o robô percorrendo um trajeto semelhante à de um quadrado, e, para a segunda, com o uso da tecnologia Bluetooth, os alunos deveriam recolher peças, com o auxilio do robô, que fossem equivalentes a uma fração predestinada anteriormente. Por conta do tempo, apenas a primeira atividade foi desenvolvida em sala. Com o desenvolvimento da mesma, foi percebido que a Robótica é uma ferramenta motivadora, que pode ser trabalhada em diversos níveis de ensino e que pode auxiliar nas aulas de Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, ENSINO DA MATEMÁTICA, TRABALHO COLABORATIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID2916_08092015115557.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VICTOR BATISTA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "VICTOR BATISTA"
    "autor_email" => "victorvbl@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15770
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1799
    "inscrito_id" => 2916
    "titulo" => "DISCUTINDO SOBRE O USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NA MATEMÁTICA COM ALUNOS EM UMA AULA DE PÓS-GRADUAÇÃO"
    "resumo" => "A presente Comunicação Oral relata um convite da Prof. Dra. Abigail Fregni Lins, docente da Pós-Graduação em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba e Coordenadora do Núcleo UEPB do projeto OBEDUC, para que a Equipe Robótica, do mesmo Núcleo, pudesse ministrar uma aula em sua turma da Pós sobre o uso da Robótica na Matemática. Tal projeto tem duração de três anos e é desenvolvido por três Instituições de Ensino Superior do Brasil (UFMS/UEPB/UFAL). Os integrantes do mesmo trabalham de forma colaborativa para alcançar maior interação/integração/interlocução entre Universidade e Escola, entre Ensino e Pesquisa. A aula ministrada pela Equipe na Pós teve duração de quatro horas. Nela, foi discutido sobre a Robótica Educacional, exposto o trabalho que a Equipe de Robótica vem desenvolvendo ao longo desses anos, mostrado o kit de Robótica que chegou às escolas do Estado da Paraíba e discutido um pouco sobre a programação dos mesmos. Para o uso do robô na Matemática, foram propostas duas atividades, a primeira faz uso da programação com o robô percorrendo um trajeto semelhante à de um quadrado, e, para a segunda, com o uso da tecnologia Bluetooth, os alunos deveriam recolher peças, com o auxilio do robô, que fossem equivalentes a uma fração predestinada anteriormente. Por conta do tempo, apenas a primeira atividade foi desenvolvida em sala. Com o desenvolvimento da mesma, foi percebido que a Robótica é uma ferramenta motivadora, que pode ser trabalhada em diversos níveis de ensino e que pode auxiliar nas aulas de Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, ENSINO DA MATEMÁTICA, TRABALHO COLABORATIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID2916_08092015115557.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VICTOR BATISTA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "VICTOR BATISTA"
    "autor_email" => "victorvbl@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A presente Comunicação Oral relata um convite da Prof. Dra. Abigail Fregni Lins, docente da Pós-Graduação em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba e Coordenadora do Núcleo UEPB do projeto OBEDUC, para que a Equipe Robótica, do mesmo Núcleo, pudesse ministrar uma aula em sua turma da Pós sobre o uso da Robótica na Matemática. Tal projeto tem duração de três anos e é desenvolvido por três Instituições de Ensino Superior do Brasil (UFMS/UEPB/UFAL). Os integrantes do mesmo trabalham de forma colaborativa para alcançar maior interação/integração/interlocução entre Universidade e Escola, entre Ensino e Pesquisa. A aula ministrada pela Equipe na Pós teve duração de quatro horas. Nela, foi discutido sobre a Robótica Educacional, exposto o trabalho que a Equipe de Robótica vem desenvolvendo ao longo desses anos, mostrado o kit de Robótica que chegou às escolas do Estado da Paraíba e discutido um pouco sobre a programação dos mesmos. Para o uso do robô na Matemática, foram propostas duas atividades, a primeira faz uso da programação com o robô percorrendo um trajeto semelhante à de um quadrado, e, para a segunda, com o uso da tecnologia Bluetooth, os alunos deveriam recolher peças, com o auxilio do robô, que fossem equivalentes a uma fração predestinada anteriormente. Por conta do tempo, apenas a primeira atividade foi desenvolvida em sala. Com o desenvolvimento da mesma, foi percebido que a Robótica é uma ferramenta motivadora, que pode ser trabalhada em diversos níveis de ensino e que pode auxiliar nas aulas de Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.